Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Responsabilidade social em pauta

Empresários industriais discutem medidas de desenvolvimento sustentável para Três Lagoas

Empresários de Três Lagoas se reuniram na sede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para discutir ações para o desenvolvimento sustentável na Cidade. O evento, idealizado pelo Sesi, em parceria com a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul (Fiems), faz parte de um ciclo de palestras que serão realizadas em todo o Estado.

Segundo a superintendente do Sesi, Maura Catarina Gabinio de Souza, a ação faz parte de um projeto das duas instituições visando criar um diálogo sobre desenvolvimento sustentável e buscar conhecer a real necessidade das indústrias de cada região. “Todos tem interesse em melhorar o seu entorno. O nosso objetivo é debater a importância da responsabilidade social para o bem comum, tanto para o crescimento da marca da indústria, quanto para minimizar os impactos por ela gerados. O tema é tratado de forma acessível a todos, trazendo exemplos de que deram certo em Mato Grosso do Sul”, disse.

Antes da palestra “Investimento Social Privado: Uma contribuição das empresas para a sociedade”, ministrada pela socióloga Rebecca Raposo, a Fiems apresentou um vídeo promocional de exemplos de responsabilidade social desenvolvidas no Estado. Entre eles, estavam o de uma indústria de Campo Grande que realiza a coleta seletiva do lixo, tanto dentro quanto fora da sede. Os funcionários também levam o lixo de casa para a empresa; o material é vendido a uma indústria de reciclagem e gera uma renda de R$ 4 mil aproximadamente, que é dividido entre industriário e uma comissão de funcionários.

A Rímoli Formulários Contínuos, do empresário José Paulo Rímoli (membro da diretoria da Fiems), também é apresentada no vídeo. Há 12 anos, a empresa destina restos dos formulários à igreja Peniel, de Três Lagoas. O material é vendido também para a reciclagem e a renda é destinada ao projeto Desafio Jovem, responsável pelo atendimento e tratamento de dependentes químicos da Cidade.

O encontro foi encerrado com a apresentação dos projetos sociais desenvolvidos pelas duas indústrias de calçados infantis instaladas em Três Lagoas, Klim e Kids, em parceria com o Sesi. De acordo com o gerente do Sesi de Três Lagoas, Cleber Pacheco, os projetos “Pequeno Cidadão” (Kids) e “Jardim dos Sonhos” (Klim) consistem em atender os filhos dos funcionários das empresas no horário contrário ao de aula. Neste período, as crianças ficam parte do dia no Sesi, onde tem acesso à aulas de informática, de reforço escolar, literatura, atividades esportivas variadas, além de reforço alimentar e acompanhamento de saúde.

“Os projetos são Pequeno Cidadão, desenvolvido pela Kids, e Jardim dos Sonhos, da Klim, mas que consistem basicamente do mesmo objetivo: preparar estas crianças para o futuro”, completou Cleber. Cada projeto atende 60 crianças e adolescentes, de 6 a 15 anos de idade. O “Pequeno Cidadão” vem sendo desenvolvido há um ano, enquanto o “Jardim dos Sonhos”, foi implantado há cinco meses.

Cleber explica que a consciência sobre a responsabilidade social começou a tomar forças em Três Lagoas recentemente: apenas em 2007. Hoje, cerca de 80 empresas indústrias são atendidas pelo Sesi em projetos sociais, mas o gerente completa: “Podemos crescer bastante. Ainda mais agora, com as portas abertas para o diálogo”.

Em Mato Grosso do Sul, são mais de 118 empresas atendidas pelo Sesi. A superintendente Maura concorda com Cleber: “É significativo, mas poderia ser maior”, disse. As próximas cidades a receberem as palestras, são: Campo Grande, onde haverá um seminário, e Corumbá.