Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Marcenaria a todo vapor no presídio de TL

Marcenaria do presídio de Três Lagoas produz desde secador de carne a jogo de mesa

A marcenaria instalada no Estabelecimento Penal de Três Lagoas (EPTL) são produzidos bancos, mesas, cadeiras, beliches, cadeiras de descanso, casinhas de cachorro, tábuas de carne, armários e secadores de carnes (caixas usadas para fazer carne de sol), entre outros.

Além de representar um espaço destinado à ocupação produtiva, a marcenaria é também um laboratório de aprendizado para os reeducandos. “Sempre que um novo interno é admitido, um antigo ensina como se procede na fabricação”, comenta o diretor do EPTL, Sílvio Rodrigues. “Também temos modelos padrões que ficam de amostra. Assim, mesmo com a rotatividade de internos que possam trabalhar na marcenaria, qualquer um deles será capaz de produzir os objetos”, completa.

Rodrigues destaca que o objetivo maior dos trabalhos desenvolvidos na unidade penal é a ressocialização e a preparação do interno para quando liberto poder desempenhar alguma atividade profissional. “Buscamos com o nosso trabalho reintegrar o preso à sociedade, trazendo benefícios incalculáveis a todos”, enfatiza.

Atualmente, quatro internos estão trabalhando no setor. Pela atividade, eles recebem remição na pena – a cada três dias de trabalho, um é diminuído – conforme determina a Lei de Execução Penal (LEP).

Segundo o diretor, como os valores cobrados nos produtos da marcenaria são pequenos, o dinheiro arrecadado é revertido para manutenção do setor, com compras de materiais e madeiras. “Também buscamos atender alguma necessidade dos internos que ali trabalham”, complementa.

Serviço

Os interessados podem fazem encomendas no Setor de Trabalho da unidade penal, pelo telefone (67) 3524-9111. No momento da encomenda é informada a possível data para entrega e o valor a ser cobrado.