Veículos de Comunicação

Polícia

Radar eletrônico flagra 100 condutores irregulares

Em quatro blitz, mais de 70 veículos foram apreendidos

Em Três Lagoas desde o dia 10 de setembro, o sistema de radar terceirizado pelo Departamento de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran/MS) foi responsável pela apreensão de 74 veículos e autuação de 102 proprietários no Município.

De acordo com informações do Pelotão de Trânsito, do 2º Batalhão da Polícia Militar, até ontem (21), os policiais militares haviam realizado quatro grandes blitzes com o apoio do sistema. O resultado foi alarmante, de início, porém mostra que a ação já começou a trazer resultados.

Dados da Polícia Militar apontam que, na primeira operação, realizada no dia dez, 42 proprietários foram autuados e todos os veículos foram recolhidos no pátio da 6ª Agência Regional de Trânsito. Já no dia 11, segunda blitz realizada, os índices começaram a cair. Naquela operação, foram 17 veículos recolhidos contra 27 proprietários autuados (a multa, dependendo da infração, vai para o proprietário do veículo, e não condutor).

A redução começou a ser perceptível na terça-feira passada (15), quando os policiais realizaram a terceira blitz: foram 19 proprietários foram autuados e sete veículos apreendidos. Já na quarta-feira (16), foram 14 autuados e oito veículos apreendidos.

Ainda conforme informações da Polícia Militar, a partir da segunda blitz, os policiais adotaram uma nova postura em relação aos condutores e veículos em situação irregular. No caso de licenciamento vencido, que corresponde a maior parte das multas aplicadas, os proprietários dos veículos em situação irregular eram multados e orientados a regularizar a documentação dentro do prazo de 48 horas. A medida é baseada em uma portaria do Detran-MS de Campo Grande. Porém a PM faz um alerta: o motorista que não se regularizar corre o risco de, se “cair” em uma nova blitz, ser autuado novamente, ter o veículo apreendido e ainda responder por desobediência no trânsito. Pelo Código Nacional de Trânsito, transitar com o licenciamento do veículo atrasado é considerado infração gravíssima e a multa pode chegar a R$ 191 e corresponde a sete pontos a menos na Carteira Nacional de Habilitação do proprietário do carro.

As situações em que houve apreensão correspondem a casos mais graves, em que o condutor, ou o veículo, somam mais de uma infração.

OPERAÇÃO

A chegada do novo equipamento de fiscalização foi anunciada com uma grande blitz realizada em duas vias movimentadas de Três Lagoas: avenida Rosário Congro e rua João Dantas Filgueiras, ambas entre as cinco campeãs de acidentes de trânsito, em Três Lagoas.

A ação contou com a presença de 13 policiais militares e de um técnico para manusear o sistema de radar da empresa Perkons, terceirizada do Detran MS, único habilitado para operar o equipamento.

O sistema de radar é transportado em um veículo modelo utilitário, estacionado em pontos estratégicos da blitz. Em menos de ¼ de segundo, o equipamento fornece todos os dados do veículo disponibilizados pelo Detran (licenciamento, documentação, furto ou roubo e outros). A velocidade do veículo também não influencia no resultado. Segundo informações da empresa, o sistema é capaz de captar dados tanto de um veículo a 30 km/h quanto a 150 km/h.

Para o Pelotão de Trânsito, o sistema facilita o trabalho dos militares, que abordam apenas os veículos com possíveis irregularidades, já pré-acusadas no radar. A princípio, estava previsto que o sistema ficaria em Três lagoas por dois meses, aproximadamente. No entanto, agora a PM informou que a permanência do equipamento é “por tempo indeterminado”. O sistema também vem sendo utilizado pela Polícia Militar Rodoviária.