Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Reunião avalia estragos causados pela chuva

Equipes da Prefeitura trabalham na Avaliação das drenagens existentes e limpeza das bocas de lobo

Representantes da Prefeitura e Defesa Civil se reuniram na manhã desta quarta-feira (23) com o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Getúlio Neves da Costa Dias, para tratar de assuntos referentes às chuvas dos últimos dias.

Somente ontem (22) foram registrados 70 milímetros de chuva no município.

Além do secretário da pasta também participaram da reunião o Capitão do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, Sidnei Antonio Muniz; o representante do setor de Obras e Equipamento Mecânico, Agamenon Alves de Oliveira; representante do Município para a Defesa Civil, Paulo César Lopes Rebello; e demais representantes da Administração Municipal.

Durante a avaliação foram analisados gráficos e planilhas com dados pluviométricos desde 2006, além de fotos de trabalhos desenvolvidos pela Secretaria de Obras, como a construção de galerias pluviais.

De acordo com o Capitão Muniz, na tarde de ontem foram registradas ocorrências, mas sem registros graves como desabamentos e pessoas desabrigadas: “registramos aproximadamente 120 chamadas de alerta, dessas fizemos 50 intervenções para atender pessoas que não conseguiam sair de suas casas, carros e queda de árvore. Apesar da chuva intensa, a população em si conseguiu resolver seus problemas”, afirmou Muniz.

Segundo Getúlio, desde ontem, após as chuvas, equipes da Secretaria de Obras estiveram nos locais mais atingidos e trabalham para retirar a água e realizar a limpeza dos locais. “O Departamento de Obras e Serviços esteve nos locais com os equipamentos necessários para atender os pontos da cidade que foram mais prejudicados como o Bairro Alvorada, Rua Yamaguti Kankit, e casas no entorno do Piscinão. Hoje, outros serviços deste departamento foram paralisados para atender a limpeza das bocas de lobo e da drenagem”, destacou o secretário.

Para o Capitão Muniz a chuva de ontem foi muito forte e intensa, mas depois de uma hora a situação já estava normalizada: “apesar das ruas da cidade serem planas, o escoamento da água das chuvas tem sido muito rápido, após uma hora já havia diminuído o volume de água deixando de atingir as casas”, concluiu.

Para o secretário Getúlio, é importante que a população se conscientize para que em situações como esta permaneça em suas residências ou locais seguros: “a orientação é que as pessoas esperem a chuva cessar para sair de casa e evitar maiores constrangimentos com comprometimento do trânsito e mais estresses”, e acrescentou: “realizamos monitoramento ano a ano, além de ações fundamentais de saneamento básico como tratamento de esgoto, rede de água, drenagem, coleta de lixo e limpeza pública que ajudam a amenizar problemas futuros decorrentes de fortes chuvas”, finalizou Getúlio.