Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Concurso do IBGE traz doze vagas para Três Lagoas

Em Mato Grosso do Sul, o IBGE disponibilizou um total de 430 vagas, que serão distribuídas entre os 78 municípios

Estão abertas, desde a segunda-feira (22), as inscrições para o processo seletivo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) para preencher 33 mil vagas em todo o Brasil. Segundo o coordenador da sub-área da região de Três Lagoas, João Paulo dos Santos Vanin, os selecionados atuação no Censo Demográfico 2010, que está previsto para iniciar em agosto do ano que vem.

Em Mato Grosso do Sul, o IBGE disponibilizou um total de 430 vagas, que serão distribuídas entre os 78 municípios. Já para Três Lagoas, serão 12 vagas abertas, sendo uma para Agente Censitário Municipal, uma para Agente Censitário Municipal e dez vagas para Agente Censitário Supervisor, cujos salários variam de R$ 900 a R$ 1,150 mil.

Vanin explicou que as exigências para os três cargos são basicamente as mesmas: ensino médio completo. “Os candidatos terão duas opções de provas, Informática ou Supervisor. O concurso para o cargo de Supervisor e Municipal, por exemplo, é o mesmo. A diferença é que o primeiro colocado do concurso em Três Lagoas é nomeado Agente Censitário Municipal, cujo salário é maior”, explicou.

Conforme o coordenador, os candidatos deverão atuar nas seguintes áreas: o de Informática deverá dar suporte à coordenação, que atende Santa Rita do Pardo, Bataguassu, Brasilândia e Três Lagoas. Já o Agente Censitário Municipal deverá coordenar os trabalhos do posto de coleta de dados e os Supervisores, os trabalhos dos agentes recenseadores, que vão a campo.

As inscrições seguem até o dia 6 de outubro e podem ser feitas pela internet, por meio do site da Fundação Cesgranrio (www.cesgranrio.org.br), ou na agência central dos Correios. Para concorrer, é necessário ter 18 anos de idade, ser brasileiro nato ou naturalizado, ter concluído o ensino médio, pleno gozo dos direitos políticos e, no caso dos candidatos do sexo masculino, em dia com o serviço militar.

As provas estão previstas para o dia 6 de dezembro.

CENSO

A previsão, conforme Vanin, é que os aprovados no concurso comecem a trabalhar em março do próximo ano para a organização do Censo, que será realizado cinco meses depois. “São várias medidas que precisam ser tomadas antes do início do Censo, uma delas é a atualização de mapas, verificar se mais imóveis foram construídos e outros dados que serão repassados aos agentes recenseadores, quando iniciada a pesquisa”, disse.

O coordenador explicou também que para este ano ainda está previsto a publicação de um novo edital de concurso do IBGE. A abertura do processo seletivo para contratação dos agentes que irão à campo para pesquisa deve acontecer no mês de novembro. Para Três Lagoas são esperadas em torno de 80 vagas. 

As contratações são por um período médio de nove a 12 meses.