Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Céu da Cidade será tomado por aviões

Hoje, a partir das 9h00, inicia o Festival Treslagoense de Aeromodelismo, no Aeroporto Municipal

Inicia hoje e vai até amanhã a 2ª Festa (Festival Treslagoense de Aeromodelismo). Uma das atrações da festa será o “grande” Gabriel Iaochite Zani dos Santos, que tem apenas 9 anos, vindo de Rio Claro (SP), que voa melhor que muita gente grande. Ele pratica o Aeromodelismo há dois anos e meio, paixão herdada do pai Alexandre, que já praticava o esporte desde quando era criança.

“Um dia estava na fazenda da minha da minha avó, tinha um campão e perguntei: pai, posso voar e ele deixou. Era um modelo Extra 300”, conta. Desde então, nunca mais parou. Hoje ele é proprietário do modelo Extra 330S, avaliado em mais de R$ 20 mil. O modelo é capaz de chegar Andradina em apenas 20 minutos.

Nesses dois anos e meio praticando esse esporte, o garoto já acumula cerca de 500 horas de vôo, experiência que poucos “gigantes” têm. Como não poderia ser diferente, quando crescer, Gabriel pretende ser piloto profissional de de boeings.

Outras atrações

O aeromodelismo, um hobby que hoje é considerado esporte, surgiu no Brasil na década de 70 e em Três Lagoas começou a ser praticado em 1990. Hoje vários profissionais liberais são apaixonados por essa prática esportiva.


A primeira festa aconteceu no ano passado e reuniu mais de 1,5 mil pessoas.

Este ano o evento vai reunir feras como  Fábio Borges/Aero (Franca), Batatinha/Aero (Rio Claro), Adriano Neto/Heli (Itu), Alexandre Marconi/Heli (Araçatuba), Manoel Dias/Jato (Curitiba), Luciano Tachelli/Jato (Campinas). Haverá show de paraquedismo e vôos panorâmicos.

Adriano Neto, de Itu, é uma das grandes atrações nacionais do evento, considerado revelação do helimodelismo nacional e atual Campeão Brasileiro. O evento inicia a partir das 9h, no Aeroporto Municipal. A entrada é franca.