Veículos de Comunicação

Três Lagoas

?Corujinhas do Trânsito? conscientiza crianças

Equipe do SAMU fez simulação de socorro em escola no Bela Vista

A escola Gentil Rodrigues Montalvão, no bairro Bela Vista, apresentou no último sábado, dia 26, o projeto “Corujinhas do Trânsito”, que tem como objetivo maior conscientizar as crianças sobre como prevenir os acidentes de trânsito.

“O objetivo maior é a conscientização. Até porque os acidentes estão aumentando muito. Isso tudo é para evitar tragédias”, assim definiu a coordenadora da escola, Célia de Souza Queiroz. O nome do projeto, segundo a diretora, é inspirado nos grandes olhos das corujas e pelo fato delas não dormirem, estando sempre atentas.

Este é o segundo ano em que o projeto é apresentado. O “Corujinhas do Trânsito” é trabalhado com as crianças durante a Semana Nacional de Trânsito. “Na realidade o tema Educação no Trânsito é trabalhado o ano todo. Já foi incluído no currículo escolar”, afirmou Célia.

O projeto tem o apoio da Polícia Militar, Detran, Samu e Secretaria de Educação. As cerca de 150 crianças presentes na escola produziram durante a semana e apresentaram no sábado, trabalhos como cartazes, fotos e plaquinhas idênticas às originais que estão nas cidades e rodovias. Elas apresentaram ainda coreografias de dança e mini teatro.

Para que a nova geração pudesse ter uma noção maior ainda dos riscos do trânsito e dos acidentes, uma equipe do Samu fez uma simulação de um resgate na quadra de esportes da escola. “Um motorista atropela e larga vítima. O policial de trânsito, que também é uma criança, chama o resgate e aí acontece a simulação”, explicou a diretora da escola.

Além das crianças, estavam presentes os funcionários e professores da escola. A coordenadora do SAMU, Mireilly de Souza Queiroz, destacou a importância do projeto.

“Nosso principal papel é a conscientização e o maior objetivo são as pessoas, principalmente as crianças. Hoje em dia temos 20 acidentes por dia, é preciso conscientização”, disse. Para Mireilly, é importante unir forças em prol do bem comum. “Com esse tipo de ação, nós agregamos parceiros. Isso evita que ocorra um agravo maior destes problemas de trânsito. Dessa forma podemos atingir nossos objetivos”.