Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mau cheiro volta e população se desespera mais uma vez

Há uma hora e meia, os bombeiros estão recebendo chamadas sem parar

As linhas telefônicas do Corpo de Bombeiros voltaram a ficar congestionadas por conta do mau cheiro que se abateu sobre a Cidade. Conforme informações da corporação, há uma hora e meia, aproximadamente, as ligações de moradores preocupados com a situação não pararam. 

Boa parte da população que está procurando os bombeiros está descrevendo sintomas como dificuldade para respirar e dores de cabeça. Entre elas, a maioria das ligações é de pessoas que já possuem algum tipo de doença respiratória, como bronquite e asma.

Por enquanto, não houve necessidade de atendimento. Pelo telefone, os bombeiros estão explicando o motivo do mau cheiro, conforme repassado a eles até o momento, e orientando à população.

A equipe de reportagem também tentou entrar em contato com o Serviço Móvel de Atendimento á Urgência (SAMU), porém, a linha estava congestionada.

O mau cheiro retornou no mesmo horário de ontem (28), quando somente a equipe do SAMU recebeu mais de 200 ligações relacionadas à poluição. O Corpo de Bombeiros não informou o número exato de chamadas atendidas, mas confirmou que a linha também permaneceu congestionada. Além dos sintomas já apresentados, os pacientes também reclamavam de náuseas e vômito. Uma pessoa chegou a ser internada no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Em nota oficial, a Fibria, antiga Votorantim Celulose e Papel (VCP), adimitiu ter sido a causadora do dano ambiental. Em comunicado emitido à imprensa, a empresa assumiu a responsabilidade, informando um derramamento de um tanque contendo água e compostos químicos e orgânicos, incluindo enxofre, o que teria ocasionado a emissão de gases pela Cidade.

Na mesma nota, a empresa informou que o incidente foi registrado às 19 horas de segunda-feira (28) e garantiu que o problema teria sido solucionado 20 minutos depois.