Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escolas mostram perspectivas do mercado de trabalho

Cerca de 200 alunos participaram do projeto ?Mercado de Trabalho: Abordagens e Perspectivas?

Na manhã de ontem representantes da Secretaria de Educação deram inicio ao projeto “Mercado de Trabalho: Abordagens e Perspectivas”. Alunos do 9º ano se reuniram na Câmara Municipal para participarem da abertura oficial.

O programa que deve atender aproximadamente 200 alunos das Escolas Municipais Maria Eulália Vieira, Parque São Carlos e Joaquim Marques de Souza, deverá orientar e  ajudar os adolescentes na escolha da profissão.

De acordo com o secretário de Educação, Mário Grespan, a dúvida nessa fase é comum. “Eu tive dificuldades em saber o que seria no futuro. Queria me descobrir. Passei em três vestibulares e escolhi educação física. O importante é que tudo que vocês forem fazer, façam com amor, paixão e dedicação, só assim a gente cresce”.

A vice-prefeita e secretária de Indústria e Comércio, Márcia Moura, enfatizou a importância da atualização e do relacionamento com as pessoas. “Hoje o profissional não pode apenas ter um curso. É necessário atualização. As pessoas precisam mostrar um trabalho diferenciado e esse curso é uma oportunidade ímpar. Só tem espaço hoje quem faz a diferença lá fora. Temos que buscar excelência. Atualmente às empresas pesquisam como a gente lida com a crise, eles quere saber como administramos problemas, tudo é válido. Até mesmo o relacionamento com família, amigos e escolas”.

Para a idealizadora do projeto, Mildred Barbosa, essa é uma resposta aos novos rumos da educação na Cidade. “Há dois anos aproximadamente venho observando a insegurança dos alunos no final do ano letivo. Muitos acham que acaba ali, mas na verdade este é apenas o começo. Nosso intuito é mostrar as oportunidades e as perspectivas e ajudar os alunos a se acharem nesse mercado”.

Segundo o coordenador do Núcleo de Programas e Projetos Educacionais da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, o objetivo do programa é mostrar que existem outros meios de crescer. “As escolas que serão trabalhadas atendem alunos carentes. Queremos mostrar outros meios de crescer na vida e tira-los das ruas. É através deste projeto que queremos mudar essa realidade. Vamos organizar palestras, levar os alunos para conhecerem o Senai e fazer orientações vocacionais. Será um trabalho interativo, onde o aluno terá de escolher e construir sua identidade profissional, sendo uma fase onde surgem dúvidas, medos, angústias, cobranças, fora a influência familiar que é muito comum”.

O coordenador disse ainda que o projeto se estenderá para o próximo ano. Este ano estão programadas no dia 22 de outubro, a palestra com o Psicólogo Sidney Ferreira Júnior, do Ministério Público, e no dia 5 de novembro os alunos assistem uma palestra com a psicóloga Wilma Portela (Menor Aprendiz). No dia 25, quem ministra palestra é a Secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Moura.