Veículos de Comunicação

Polícia

Governo investiu mais de R$ 77 milhões em segurança

Além do aumento numérico, a PM trabalha com a constante capacitação dos policiais

A determinação de priorizar a Segurança Pública, ao lado da Saúde e da Educação, já garantiu o investimento de mais de R$ 77 milhões por parte do governo estadual a essa área desde 2007. Segundo o novo comandante-geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, a destinação desse montante é resultado da percepção do governador sobre a alta complexidade que caracteriza a segurança e da consequente necessidade de priorizar, para vencer os obstáculos que se colocam diariamente.

O coronel David, que assumiu ontem (30) o Comando-Geral da PM, destacou hoje durante entrevista a uma emissora de TV que das mais de 750 viaturas adquiridas com recursos próprios para reforço da frota das instituições de segurança, 458 foram destinadas à corporação. “Existem ainda 31 novos veículos que chegarão nos próximos dias”, disse, confirmando anúncio feito durante a posse. Ele lembra que também houve investimento significativo no aumento de efetivo e em armamentos. “Foram mais de 2.870 pistolas, coletes balísticos e mais de um milhão de munições”.

A PM recebeu do governador durante a posse do novo comando a garantia de que os investimentos em pessoal, equipamentos e viaturas não vão parar. O comandante explica que como não houve investimento especialmente em pessoal para a Polícia Militar nos anos da administração anterior, o governo agora está tendo que se esforçar muito para colocar um efetivo condizente com a necessidade do Estado.

Além do aumento numérico, a PM trabalha com a constante capacitação dos policiais, como instrumento de melhoria da segurança. De acordo com o comandante, uma das metas é expandir a filosofia da Polícia Comunitária. Desde o início da atual gestão, mais de mil PMs foram formados para essa atividade. “É um modelo de atuação que queremos implementar. Acreditamos que, com o estreito relacionamento entre a Polícia Militar e a comunidade, vamos buscar juntos e de forma concentrada, medidas e soluções para a área de segurança pública”.