Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Comandante da PM faz raio-x da violência

Novo comandante geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, vai participar das discussões

Três Lagoas recebe hoje a visita do novo comandante geral da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos, que ficará dois dias no Município para fazer um raio-X da onda de violência. Na oportunidade ele vai traçar diretrizes com a tropa para combater a ação dos criminosos. Demonstrando que pretende atacar o problema pela “raiz”, o novo comandante virá acompanhado de cerca de 10 policiais militares e três viaturas, que ficarão na Cidade, durante as próximas duas semanas, participando de várias operações policiais repressivas na Cidade. “A gente fica muito contente com essa prioridade dada pelo novo comandante. Nesse contato, poderemos reforçar as necessidades do Município, bem como dará unidade para ele verificar nossa realidade”, ressaltou o comandante do 2º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Washington Geraldo de Oliveira.
De acordo com o cronograma, o coronel Carlos Alberto estará hoje em Três Lagoas a partir das 10 horas, oportunidade em que realizará visita oficial à sede do 2º Batalhão da Polícia Militar. Às 15h, ele se reOs
governos estadual e federal realizaram ontem uma ação de conscientização para coibir o tráfico de animais silvestres em seis pontos do Estado. A operação conjunta teve iniciou às 8h e seguiu durante todo o dia. Além de Três Lagoas, trechos nas cidades de Naviraí, Mundo Novo, Ivinhema, Bataguassu e Nova Andradina também foram fiscalizados.
A fiscalização trabalhou principalmente para coibir o tráfico de animais silvestres e conscientizar os motoristas de que a comercialização de animais silvestres é crime. Para o biólogo e coordenador do Centro
úne com o efetivo para apresentar as diretrizes do novo comando. Às 19 horas, acompanhado pelo Coordenador estadual de Polícia Comunitária, tenente coronel Carlos Santana Carneiro, ele preside os trabalhos do 1º Fórum de Segurança Integrada e Cidadã, que será realizado na Câmara Municipal, a partir das 19h. A programação se estende na sexta-feira, quando no período da manhã, o comandante-geral, e os policiais do 2º BPM realizam ação de policiamento comunitário, percorrendo bairros do Município. A atividade sintetiza o grande diferencial da filosofia, que é a integração entre a polícia e a comunidade.
No I Fórum de Segurança Integrada e Cidadã serão discutidas formas para implementar a filosofia da Polícia Comunitária para combater a onda de violência na Cidade. O objetivo principal da Secretaria de Justiça e Segurança Pública é institucionalizar essa prática, aumentando a participação social na identificação e busca de soluções para os problemas ligados à criminalidade.
O comandante-geral da PM, coronel Carlos Alberto David dos Santos, afirma que o fórum representa uma oportunidade para autoridades da segurança pública, representantes dos Poderes Executivos e Legislativo, da área educacional, lideranças comunitárias e membros das Igrejas, debaterem as necessidades do Município com relação à segurança e também de apresentar o plano de ações baseado na prática do policiamento comunitário. A presidente do Conselho de Segurança (CCS) de Três Lagoas, Maria Auxiliadora Garcia Martins, promete mobilizar dezenas de moradores para participar do evento.

Confira a matéria completa em nosso jornal impresso.