Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Programa Pelotão Mirim promove dez alunos

O Programa Pelotão Mirim tem caráter sócio-educativo com o intuito de despertar o espírito em equipe

Na manhã da última sexta-feira (9) dez alunos do Programa Pelotão Mirim foram promovidos em cerimônia realizada no Quartel da 2ª CIA de Infantaria do Exército. Participaram da entrega das patentes o Comandante do Exército, Major Cláudio Eduardo Bouças; a diretora de Cidadania, Sonia Lúcia dos Santos, e familiares dos alunos.

O Programa Pelotão Mirim tem caráter sócio-educativo com o intuito de despertar o espírito em equipe. Dos 120 alunos que participam do Programa, dez receberam patentes após critérios de avaliação que vão desde as notas escolares até o comportamento do aluno no Programa.

De acordo com o coordenador do Programa, Sidney Evangelista, os dez alunos foram promovidos com as seguintes patentes: 2 tenentes mirins, 3 sargentos e 5 cabos mirins.

Para o comandante do Exército, Major Cláudio Eduardo Bouças, a promoção dos alunos é um momento muito importante na vida destas crianças e um exemplo para os amigos: “ficamos muito felizes com esta conquista, pois sabemos do comprometimento e dedicação que vocês tiveram para chegar até aqui. O mais difícil é manter-se no topo, então, estudem e dediquem-se; só através dos estudos vocês chegarão ao sucesso. Busquem sempre mais”, ressaltou o Major.

Programa Pelotão Mirim

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Assistência Social, Cidadania e Trabalho, em parceria com o Ministério da Defesa, implantou o Projeto Pelotão Mirim em 26 de agosto de 1998. Desde então, o Projeto atende crianças e adolescentes de 10 a 15 anos, com o objetivo de promover a valorização e a inserção dos integrantes, em condições de dignidade perante a comunidade.
As atividades do Projeto são desenvolvidas no Quartel da 2ª CIA de Infantaria, por meio de acompanhamento escolar, natação, música, ensino religioso, aula de canto e atividades esportivas, priorizando a busca de valores éticos, morais e sociais, e proporcionando o desenvolvimento do exercício da Cidadania a 120 crianças e adolescentes.

É importante destacar que as parcerias têm garantido os direitos legais de cidadania, permeado em todas as rotinas previstas.

Além das instalações, a 2ª CIA de Infantaria disponibiliza também atendimento médico e odontológico a todos os integrantes do Projeto.