Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Temporários: Comércio deve contratar 300 pessoas

Segundo o Eurides, cerca de 50% dos funcionários são efetivados após a temporada

A temporada de busca por empregos temporários já começou em Três Lagoas. Segundo dados do Sindicato dos Empregados no Comércio, este ano serão 300 contratações até o final de dezembro, número maior que dos últimos anos. Em 2008, foram aproximadamente 220 contratações.

Segundo o presidente do Sindicato, Eurides Silveira Freitas, este ano, um dos progressos será o curso de qualificação voltado ao atendimento. “São 120 vagas. Conseguimos fechar uma parceria com o Sebrae, Sindicato do Comércio Varejista e o Ciat. A ideia é colocar essas pessoas com alguma capacitação no mercado. Muitas chegam sem preparo. Com isso queremos acabar com o mito de que o atendimento na Cidade não é bom”, enfatizou.

Segundo Freitas, um dos motivos para o aumento na estimativa, com relação ao ano passado, é o crescimento da cidade. “Esse aumento de pessoas reflete diretamente no aquecimento do comércio. Hoje o Sindicato estima que 2,5 mil pessoas estejam empregadas no comércio. O final do ano é um período em que muita gente consegue um emprego fixo, já que entre 30 e 50% são efetivados”, enfatiza.

Freitas diz que o momento exige profissionais capacitados. “Muita gente que veio e vem de fora movimenta o setor. A maior parte das contratações acontece no setor de vestuários, mas supermercados também costumam contratar nessa época do ano. Com esse curso vamos qualificar quase 40% dos profissionais que vão entrar no mercado. Com a mão de obra qualificadas as chances aumentam e o atendimento melhora”, ressalta.

O curso oferecido será ministrado no Sebrae, de 26 a 29 de outubro. Serão formadas quarto turmas. A carga horária é de 16 horas. Para fazer a inscrição os interessados devem procurar o Ciat, que fica na avenida Filinto Muller, 1518.