Veículos de Comunicação

Polícia

PMA prende em flagrante três pescadores pescando com tarrafas em corredeira em Rochedo

Os pescadores receberam voz de prisão e foram conduzidos à delegacia de Polícia Civil de Rochedo

Policiais Militares Ambientais de Campo Grande, em fiscalização no rio Aquidauana, no município de Rochedo, prenderam ontem (21) Erimilson de Andrade Lopes, Franklin Frede de Andrade Cameto e Carlos Alberto da Silva Bernardes, residentes em Rochedo. Eles pescavam fazendo uso de petrechos proibidos (tarrafas) e em local proibido (corredeira) e ainda haviam capturado pescado em tamanho inferior ao permitido. Com os pescadores foram apreendidos duas tarrafas e um exemplar de pescado da espécie “jaú”, pesando oito quilos, que media 85 centímetros, quando a medida permitida para a espécie é de 95 centímetros.

Os pescadores receberam voz de prisão e foram conduzidos, juntamente, com o material apreendido, à delegacia de Polícia Civil de Rochedo, onde foram autuados em flagrante durante a madrugada. Eles ainda estão presos na delegacia e, possivelmente, pagarão fiança e responderão ao processo em liberdade. Se condenados, poderão pegar pena de 01 a 03 anos de detenção. Cada pescador também foi multado em R$ 1.000,00.

Este é o motivo pelo qual a PMA ativa, durante a piracema, postos de fiscalização em cachoeiras e corredeiras. Caso haja um cardume em uma cachoeira ou corredeira, elementos inescrupulosos como estes presos, rapidamente conseguem dizimá-lo utilizando estes tipos de petrechos, pois, os peixes ficam presos nesses locais, em especial, quando o rio não atingiu água suficiente para ultrapassarem essas barreiras naturais. Por sorte, a PMA conseguiu prender os elementos no momento em que eles começavam a pescaria.

Durante todo este mês de outubro, a PMA continuará intensificando a fiscalização preventiva e repressiva contra a pesca predatória, em virtude da grande quantidade de pessoas que estão nos rios do Estado, devido a aproximação do período de piracema.