Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Inaugurado o novo Velório Municipal

Movimento no Cemitério começou intenso desde a manhã e pessoas se concentravam, principalmente, no Cruzeiro, para rezar pelos entes queridos.

A prefeita Simone Tebet, acompanhada da vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Maria Moura de Paula, e de toda a equipe de  Secretários Municipais e dos vereadores Fernando Milan Amici, Jorge Martinho e Celso Yamaguti, inaugurou agora pela manhã, no Dia de Finados, o novo Velório Municipal.


A cerimônia foi simples, ao som de um pequeno grupo da Banda Marcial Cristo Redentor, e um pequeno grupo de populares acompanhou o descerramento da placa, alusiva à 150ª obra da atual administração.


Antes do descerramento da placa, apenas a prefeita Simone Tebet falou sobre a importância desta obra, “que oferece um pouco mais de conforto” às famílias enlutadas, quando prestam a última despedida ao ente querido, através do velório.
Na oportunidade, a prefeita anunciou o destino do prédio do antigo Velório Municipal, na orla da Lagoa Maior. No local, após passar por ampla reforma e obras de adaptação, será montada uma grande biblioteca, com toda a infra-estrutura de informática para leitura e pesquisa. Ao mesmo tempo, segundo ainda se estuda, no trecho da rua em frente ao prédio será feito um calçadão, interligado com a praça para maior facilidade de circulação de pessoas e criação de um local de exposições de artes.
O prédio já está desativado para velórios, desde hoje. Os velórios, já a partir de hoje, deverão começar a ser realizados no novo prédio, nas proximidades do Cemitério Municipal Santo Antônio, na rua Quexiramobim, no bairro Santa Luzia.
Desde cedo, o movimento de visitas aos túmulos do Cemitério era intenso. Além dos túmulos, maioria das pessoas dirigia-se até o Cruzeiro, onde velas eram acesas e as pessoas paravam para uma prece silenciosa, lembrando entes queridos, sepultados em outros cemitérios, ou em locais que o visitante não conseguiu encontrar.

OBRA
O novo Velório Municipal possui cinco capelas, dispostas de forma oval, uma ao lado da outra. Além dos sanitários, a obra possui copa, sala de administração e uma sala específica para tamponamento, que é a preparação do cadáver, antes de ser colocado no caixão.


O total da construção é de 237,65 m2, com cobertura tubular especial, para facilitar ventilação e circulação das pessoas, de 681,68 m2. Nesta obra, foram investidos R$ 936.807, incluindo o mobiliário e toa a urbanização externa.