Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Romance registra história da construção da barragem

O autor explica que considera a construção uma espécie de laboratório de aprendizagem

O professor, Henrique Figueiredo, lançou na manhã do último sábado (7) o livro Vila Piloto de Jupiá. O romance com 240 páginas relata a história da construção da barragem desde a edificação da Vila Piloto.

O autor explica que considera a construção uma espécie de laboratório de aprendizagem. “Quando a usina começou a ser construída recebemos a visita de inúmeros engenheiros vindo de outros países como Itália e França. Com isso, os brasileiros começaram a aprender e não foi necessária a vinda de engenheiros de fora para construir outras usinas”.

Henrique considera a vila um local único. “A Vila Piloto não era igual a nenhum outro lugar, ela era peculiar e de lá saíram muitas histórias”. Embora o livro tenha personagens fictícios, o autor garante que os registros são reais. “Os fatos relatados realmente aconteceram e marcaram a história do lugar”.
A vice prefeita, Marica Moura, alega que o livro é mais um registro para a Cidade. “Parte da nossa história e cultura está registrada em mais essa obra. As construções da usina e da Vila Piloto vieram somar com o crescimento. Foi um inicio muito importante e é necessário registrar e manter viva as memórias daquela época”.