Veículos de Comunicação

Polícia

Homem morre eletrocutado ao trocar painel

Acidente mobilizou três viaturas do Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e Elektro

Na tarde de ontem (9), um homem de 32 anos foi vítima de eletrocutamento enquanto trabalhava na retirada de um painel luminoso de uma concessionária. O acidente aconteceu por volta das 15h40, em uma revendedora de motos, situada na avenida Ranulpho Marques Leal, bairro Jardim Alvorada.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, Cláudio Dias Mello morreu quando o painel luminoso da fachada da concessionária, que estava sendo retirado, entrou em contato com o fio de alta tensão que passava próximo ao local. “Recebemos a informação de que uma pessoa teria sido vítima de choque elétrico. Chegando ao local, encontramos a vítima caída, já sem sinais vitais”, explicou o sargento do Corpo de Bombeiros, Josué dos Santos Morais. De acordo com ele, a vítima estava encostada no parapeito do prédio quando tocou na estrutura férrea.

A intensidade da descarga elétrica sofrida por Mello deverá ser apontada pela perícia, que também esteve no local. No entanto, o eletricistas da Elektro, Osvaldo Rodrigues Simões, informou que a rede era de 220W, sendo duas fases positivas e uma negativa. “A descarga pode variar de 127 a 220W. A possibilidade desta última é grande, cuja a descarga elétrica é muito forte”.
Simões e um engenheiro da Elektro foram chamados para realizar o desligamento da energia do prédio para facilitar o trabalho do Corpo de Bombeiros e acompanhar o caso.

Ao todo, a operação de resgate do profissional contou com a participação de oito bombeiros, divididos em três viaturas. Uma empilhadeira da distribuidora de bebidas situada em frente ao prédio da concessionária também foi cedida para auxiliar no trabalho de bombeiros e peritos.

O caso também foi acompanhado pelo delegado da 2ª Delegacia de Polícia (onde o caso deverá ser registrado) Orlando Sacchi. A Polícia Civil aguarda o laudo pericial para saber se o funcionário utilizava, ou não, os equipamentos de segurança necessários. “Em um levantamento preliminar, podemos constatar que a vítima estava de calça jeans, camiseta e botas apropriadas para o trabalho. No entanto, o relatório final ficará a cargo da Polícia Civil”, completou o sargento Moraes.

O trabalho os bombeiros para a retirada do corpo da vítima durou em torno de 30 minutos. O caso atraiu dezenas de pessoas que passavam pelo local, todos orientados a ficar atrás da faixa de isolamento – os militares tiveram de isolar a frente da concessionária para evitar novos acidentes. O painel luminoso estava parcialmente preso e ainda apresentava riscos de queda. Desesperados, amigos e familiares da vítima também acompanharam o trabalho dos bombeiros.

O corpo de Mello foi levado no carro da funerária até o Instituto Médico Legal (IML), de onde deverá ser entregue à família.

ORIENTAÇÃO

Segundo o eletricista da Elektro, em casos onde haja proximidade com redes de alta tensão, o ideal é procurar a empresa para que esta faça o desligamento da energia do prédio. “Em qualquer situação, nós temos de ser informados.
 Assim uma equipe irá ao local e analisará se há, ou não, necessidade de desligar”. O sargento Morais completou dizendo que, os cuidados também devem ser tomados em reparos em residências: “Sempre que se for mexer com energia, mesmo em casa, é preciso que se desligue os disjuntores de energia. E que a pessoa nunca esteja descalça ou molhada”, completou.