Veículos de Comunicação

Variedades

"Vila Sésamo" comemora 40 anos de vida

Uma parte da fórmula de sucesso do programa consiste nos personagens bonecos, os Muppets

Alguma vez você já se perguntou qual é a rua mais comprida do mundo?

Ela se estende por mais de 140 países, e qualquer pessoa que tenha entre quatro e 40 anos de idade provavelmente já a viu. Nessa rua vivem Garibaldo, Funga-Funga, Ana Maria e Gugu.

Qualquer criança de cinco anos de idade nos Estados Unidos poderá lhe dizer como chegar a Sesame Street — ou Rue Sesame (na França), Vila Sésamo (no Brasil), Sesamstrasse (na Alemanha), Jalan Sesama (na Indonésia) ou Takalani Sesame (na África do Sul).

Chegando lá, dê parabéns a todo o mundo, porque o experimento norte-americano que começou em 10 de novembro de 1969 para ajudar crianças carentes a aprender com a televisão acaba de completar 40 anos.

"Quando começamos eu não sabia que o programa ia fazer sucesso em tantos países. Eu o via como um programa essencialmente norte-americano", disse à Reuters a criadora de "Sesame Street," Joan Ganz Cooney.

Mas outros países aderiram rapidamente, e "Sesame Street" acabou chegando de Bangladesh ao Brasil, passando pela Índia, Israel, Japão, Jordânia, Egito e muitos outros países.

Uma parte da fórmula de sucesso do programa consiste nos personagens bonecos, os Muppets.

"Sesame Street" sobreviveu a outros dos mais populares programas de TV de várias gerações, como "Happy Days, "Mash," "Magnum" e "Friends."

"Acho que o que ajudou nossa longevidade é o fato de estarmos dispostos a crescer e a mudar," disse Loretta Long, que faz Susan no programa e tem doutorado em educação.

Para marcar o 40o aniversário do programa, uma placa temporária de Sesame Street foi colocada na esquina da Columbus Avenue e West 64th Street, em Nova York. A primeira-dama norte-americana Michelle Obama vai aparecer no programa.