Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Bombeiros registram mais de 300 ligações durante blecaute

Por duas horas, dez estados brasileiros ficaram sem energia por conta de uma pane na usina de Itaipu

O blecaute, que atingiu dez estados brasileiros, incluindo Mato Grosso do Sul, causou pânico na população três-lagoenses. O apagão, gerado por uma pane na hidrelétrica de Itaipu, aconteceu por volta das 21horas  e a energia só foi restabelecida às 22h40, aproximadamente, de ontem (10), em Três Lagoas.

Segundo informações preliminares, o blecaute atingiu todos os bairros do Município. Aulas em escolas e universidades tiveram de ser suspensas. Entretanto, não houve registros de ocorrências na Cidade.

O Corpo de Bombeiros informou que durante o período do apagão duas ocorrências de trânsito foram registradas, uma delas, um acidente na BR-262. No entanto, o número de chamadas de pessoas assustadas com o incidente foi alto. O total de ligações ainda era contabilizado pela central de operações dos bombeiros até o início da madrugada, mas os bombeiros  já estimavam uma média de 250 chamadas de moradores em busca de informações sobre as causas da falta de energia.

O blecaute – o maior já registrado em todo o Brasil – atingiu, principalmente, os estados de Minas Gerais, Pernambuco, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, Goiás, Paraná e parte do Paraguai, também abastecido pela usina de Itaipu.

CAUSAS

Em coletiva realizada ainda na noite de ontem (10), o ministro de Minas e Energia, Edson Lobão informou que a causa do acidente pode estar relacionada à fatores atmosféricos. À principio, o Ministério trabalha com a hipótese de que um temporal tenha provocado o desligamento de mais de mil quilômetros linha de transmissão de Itaipu e interferido, em efeito cascata, em outras linhas de transmissão do País. 

De acordo com Lobão, atualmente, 98% do sistema de abastecimento do País estão interligados. Durante a coletiva, o ministro defendeu a eficiência do sistema de abastecimento. “Foi um acidente e não uma deficiência ”, garantiu.

Ainda durante a noite, o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, pediu alerta máximo a Guarda Municipal. Em São Paulo, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab pediu, em rede nacional, para que funcionários da Saúde não deixassem as unidades de saúde após os términos dos plantões.

Nos dois estados, mais atingidos pela falta de eletricidade e os últimos a terem a energia retomada por completo, foram registrados casos de congestionamento nas principais vias, trens e metros.

Por volta das 22h40, a secretária de Energia de São Paulo, Dilma Pena, anunciou que a geração de energia nas usinas hidrelétricas de Jupiá e Ilha Solteira, duas das maiores do Estado, já havia sido retomada. Os detalhes sobre o acidente serão apresentados na manhã de hoje.