Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Cesp confirma que apagão matou peixes no Jupiá

A empresa não soube precisar a quantidade de peixes mortos

Em nota, a Cesp divulgou na tarde de hoje (11), por volta das 17h30,  que o blecaute ocorrido ontem à noite provocou morte de peixes no rio Paraná.

De acordo com a empresa, a jusante da Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias (Jupiá), operada pela Companhia Energética de São Paulo (CESP) teve as turbinas paradas com a queda da energia.

Equipes de operação tomaram medidas imediatas no sentido de recompor a vazão abaixo da barragem, abrindo o vertedouro para manter a vazão defluente adequada, o que, segundo a empresa, evitou uma mortande maior de peixes.
Segundo os especialistas da área de meio ambiente da CESP, a redução temporária da vazão defluente da hidrelétrica ocasionou o aprisionamento de peixes em ilhas de macrófitas (plantas aquáticas). O fato causou a mortandade de espécimes predominantemente da espécie Schizodon borelli, conhecida como taguara. A quantidade de peixes mortos ainda não pôde ser definida com exatidão. 

O problema foi constato pela Equipe do Jornal do Povo, que avisou a Polícia Militar Ambiental (PMA) sobre o acidente ambiental.

A PMA esteve no local para verificar a situação.