Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Audiência pública discute impactos do Aeroporto

Reforma e ampliação garantirá a implantação de voos comerciais em Três Lagoas

A população terá a chance de conhecer e discutir os impactos ambientais gerados com a obra de reforma e ampliação do Aeroporto Municipal Plínio Alarcon. A audiência pública – prevista em lei e essencial para que a obra obtenha a licença ambiental – será realizada nesta quinta-feira (12), às 19 horas, na Câmara Municipal.

A reunião é promovida pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e visa apresentar o Estudo de Impacto Ambiental e Relatórios de Impactos Ambientais (Eia-Rima).

De acordo com o secretário Municipal de Meio Ambiente, Cristovam Canela, a participação da população é essencial para consolidar a validade da obra. “É um grande empreendimento, em que se faz necessária a participação da comunidade. Além disto, as pessoas poderão conhecer todos os impactos, positivos e negativos, da obra e as medidas mitigatórias para a compensação. Por estes estudos, se é possível prever tudo e questionar diretamente aos técnicos responsáveis e ao empreendedor. Neste caso, a prefeita Simone Tebet”, destacou.

No convite emitido à população, o Imasul já destacava alguns dos impactos e também as medidas compensatórias. Entre os impactos positivos destacados pelo estudo, estão: criação e expansão das oportunidades de negócios; valorização imobiliária; geração de empregos diretos e indiretos e aumento nos serviços especializados, e desenvolvimento e capacitação profissional da mão de obra local para novas tecnologias.

Já os pontos negativos são: geração de resíduos sólidos; alteração no nível de ruídos e risco de acidentes com aeronaves.

Para tentar reduzir estes impactos, o Estado deverá tomar medidas de implantação de um plano de gerenciamento de resíduos sólidos; elaboração do plano básico de zoneamento de ruídos; criação de um plano de emergência do aeroporto e criação de departamento de operações dentro do aeroporto – nesta etapa, também é previsto o treinamento de pessoal.

O estudo para traçar os impactos ambientais foi iniciado em abril deste ano, pela empresa DMB Construtora e Consultoria Técnica Ltda. Entre os aspectos mais discutidos, estiveram levantamentos do meio biológico, vegetação, arqueologia, geologia, qualidade do ar e ruídos. O trabalho teve duração aproximada de seis meses e foi contratado pelo Município no valor R$ 149 mil.

OBRA

Orçada em R$ 2,6 milhões, aproximadamente, a obra de reforma e ampliação do aeroporto foi anunciada pelo governador André Puccinelli em março deste ano, durante visita a Três Lagoas e visa possibilitar a implantação de voos comerciais em Três Lagoas.

No projeto, estão previstas intervenções como a instalação de alambrados ao redor da área, preparação do acesso a pista e construção de uma unidade do Serviço de Prevenção, Salvamento e Combate a Incêndio em Aeroportos Civis (Sesnic); instalação de balizamento noturno.