Veículos de Comunicação

Monkeypox

Três Lagoas registra caso suspeito de varíola dos macacos

Novo boletim da Saúde aponta caso suspeito após total de quatro casos confirmados no ano

Novo boletim da Saúde aponta caso suspeito após total de quatro casos confirmados no ano. - Arquivo/JPNEWS
Novo boletim da Saúde aponta caso suspeito após total de quatro casos confirmados no ano. - Arquivo/JPNEWS

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) confirmou, nesta terça-feira (15), um caso suspeito de varíola dos macacos (Monkeypox), em Três Lagoas. A informação consta no novo boletim epidemiológico da pasta, que aponta ainda 46 casos descartados e quatro confirmados.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES), a monkeypox é uma doença causada pelo vírus do gênero Orthopoxvirus e da família Poxviridae. Embora seja conhecido por causar a “varíola de macacos” ou “varíola símia”, é um vírus que infecta roedores na África. Porém, os macacos são, provavelmente, os hospedeiros acidentais, assim como o ser humano.

Além disso, devido a um momento que ocorreu casos isolados em macacos na natureza, o nome foi colocado de forma errada. A identificação pela primeira vez nessas condições ocorreu em 1958 em um surto da doença em macacos de cativeiro usados em pesquisa. Em 1970, o primeiro surto em humanos foi relatado na África.

A doença apresenta formas leves, graves e até fatais. As manifestações clínicas clássicas englobam febre, cefaleia, dores musculares e nas costas, adenomegalia, calafrios, exaustão e erupções cutâneas.