Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Semana Cultural ?MS em Cena? começa hoje

Programação intensa conta com três oficinas, encenação de 14 peças teatrais e uma palestra

Começa hoje (14) a terceira representação da Semana “MS em Cena”. Até o dia 22 a população três-lagoense terá a oportunidade de participar gratuitamente de oficinas, peças teatrais e leitura dramatizada.

O objetivo é realizar um ciclo de exposição envolvendo teatro e apresentações culturais, produzidas para o público, buscando novas formas de estímulo a fim de valorizar teatro, dança, e música enquanto recurso de lazer, cultura e conscientização dos problemas sociais que atingem a sociedade brasileira.

De acordo com o coordenador do Projeto de Extensão Indentidade V- Grupo Teatral Identidade, Leandro Cazulo, Três Lagoas é a única cidade no Estado que continua com o projeto. “Essa foi uma iniciativa da Fundação de Cultura. Eles começaram em 2007, mas não deram seguimento. Nós abraçamos a causa, e desde então estamos lutando pela valorização do teatro em Mato Grosso do Sul, principalmente em Três Lagoas”.

Cazulo ressalta a dificuldade em manter projetos como esses na cidade. “Em todos os lugares as dificuldades existem. Não é fácil. Estamos trabalhando desde 2005. Correndo atrás de patrocínio”.

Leandro também fala sobre a mudança de comportamento do público. “A cada ano vemos um público crescente e mais interessado. Entretenimento não é só festa. Nós mostramos que é possível faze-lo aliado a cultura.Queremos que o teatro seja um hábito cultural das pessoas”.

As atividades começam hoje, às 8h30, com a “Oficina de Corpo e Dramatização de Texto”, ministrada pelo ator e diretor, Jair Damasceno. O curso prosseguirá até terça-feira (17). São 30 vagas, e a inscrição pode ser feita na hora.
A noite, às 20h, será apresentado “Ponto de Vista”, às 21h, “Marcel Bluchê & Maria menô – In On Tv”.

No domingo (15), às 15h, “A Floresta do Raio Vermelho”, com direção de Leandro Cazula. Às 20h, “Mackeup – Um dia de Noiva”.

Na segunda-feira (16), começa a “Oficina de Cenografia para Teatro – Uma nova textura”, com o assessor, Cleisson Nantes Sandim. A inscrição custa R$ 20. O curso acontece das 8h30 às 11h30 e termina no domingo (22).
A noite de segunda não passará em branco, a comédia “Por causa da Suzana” será encenada às 20h.

Na terça-feira, às 20h, é a vez dos alunos da Oficina de Corpo e Dramatização de Texto apresentarem “Eles não usam Black-Tie”.

A quarta-feira (18) será marcada pela apresentação de um drama, com “As visitas”, às 20h.