Veículos de Comunicação

Três Lagoas

?Exposição Natal Presente? termina domingo

Mais de 700 peças foram confeccionadas desde janeiro para a exposição

Termina amanhã (15) a exposição “Natal Presente”. A mostra de artesanato começou na quinta-feira (12), e reúne 786 peças divididas em três stands. No Paço Municipal Prefeito Rosário Congro, prédio da antiga Prefeitura, é possível encontrar desde chaveiros, panos de prato, tolhas, até camisetas personalizadas com trabalhos em patchwork. Hoje, a exposição fica aberta até às 21h. No domingo, ela começa às 9h e termina às 18h.

A artesã Célia Pires é aposentada. Foi professora do Estado durante 34 anos, 25 deles dedicados a Educação Especial. Ela lembra que desde criança sempre gostou de trabalhos manuais, mas que as sobrinhas são as verdadeiras inspirações. “Se estou aqui hoje é por elas. Minhas sobrinhas são meu maior incentivo e inspiração. Foi baseada na necessidade delas que comecei esse trabalho. Elas me pediam dicas para roupas, acessórios, e aos poucos as amigas começaram a querer também, foi tomando uma proporção que eu não imaginava”.

A artesã explica que os trabalhos para a exposição começaram a ser confeccionados em janeiro. “Eu não queria trazer uma mostra pequena. Sou metódica, quis me organizar. Toda a exposição foi pensada desde os produtos, até os detalhes com a embalagem”.

Quem visita o antigo Paço Municipal passa por três stands. O primeiro, “Mãos que criam”, segundo Célia, é um dom enviado por Deus. “Ali estão as peças que mostram o quanto eu gosto de mexer com artesanato”. O segundo, “Mãos que embelezam” mostra a feminilidade, “é direcionado as mulheres, um lado meigo e afetivo, destinado à criação de peças únicas” e o último espaço, “Mãos que agradecem”,  uma forma de reconhecer. “Foi um momento onde primei pela religiosidade. Através de peças de Natal e também do cuieté (uma espécie de cabaça sem o pescoço), com imagens”.

Atualmente Célia recebe ajuda de um menor aprendiz para ajudá-la a confeccionar as peças. “Tudo é feito à mão e com muito amor. Não fosse pelas minhas sobrinhas toda essa história não teria começado. A noite de abertura foi um sucesso e muita gente gostou do trabalho”, comemora a artista plástica.
Quem visitar a exposição, além de dar um presente aos olhos, poderá adquirir as peças. Todos os produtos estão à venda, com preços a partir de R$ 6.