Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Médicos participam de Jornada de Pediatria em Ribeirão

Participaram José Augusto Morila Guerra, Márcia Farinazzo e Darcy da Costa Filho

Os médicos pediatras três-lagoenses, José Augusto Morila Guerra, Márcia Farinazzo e Darcy da Costa Filho, participaram da 10ª Jornada de Pediatria, no período de 13 a 15 deste mês, em Ribeirão Preto (SP).

Promovido pela Unimed daquela região paulista, em parceria com a Nestlé Nutrition, Sociedade Brasileira de Pediatria e pela Sociedade de Pediatria de São Paulo, este congresso médico, na sua décima edição, é já avaliado como um dos maiores eventos de pediatria do interior do estado de São Paulo e até do Brasil.

“É uma importante oportunidade que a gente tem de atualização, aprendizado e, principalmente, troca de idéias e de experiências com grandes especialistas da área de todo o Brasil”, manifestou Guerra.

Durante os três dias, a Jornada de Pediatria, além de importantes conferências, em que foram abordadas as principais questões que o médico pediatra enfrenta no dia-a-dia em seu consultório, houve intensa programação de discussões, debates e simpósios sobre temas diversos.

OPÇÕES

Cada pediatra participante tinha duas opções a escolher sobre os amplos temas que foram abordados, simultaneamente, em dois diferentes auditórios do Hotel JP de Ribeirão Preto.

Já no primeiro dia da Jornada de Pediatria, foi abordada a preocupante questão do abuso sexual de crianças e adolescentes. Ainda no primeiro dia, além de uma mesa redonda de discussões sobre os procedimentos de emergências, os participantes tiveram oportunidade de obter novos conhecimentos sobre a correta abordagem médica em crianças com crises convulsivas e participar de um simpósio, coordenado por especialista em Odontologia Pediátrica, professora e doutora Mariângela Milena Schalka. Na parte da tarde do primeiro dia, a Jornada de Pediatria abordou também a questão da importância da hipertensão arterial na infância.

No segundo dia, foi promovida mesa redonda de discussões entre especialistas sobre a otorrinolaringologia, onde foram abordas as questões que muito atingem a saúde infantil, como otites, rinofaringites, rinossinusite. Do ponto de vista prático, os participantes tiveram oportunidade de ouvir as orientações de um outro especialista sobre obstrução nasal e respirador bucal, Renato Roitthmann, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS). Ele falou sobre as evidências desse distúrbio respiratório e como deve ser tratado.
Ainda na tarde do segundo dia, em um dos auditórios, foi aberta mesa redonda sobre o tratamento da asma persistente e também palestra sobre a importância do teste do pezinho simples e ampliado.

No último dia, entre os principais temas estavam a abordagem de questões sobre infectologia e os desafios no diagnóstico da dengue na infância.
“Esta foi uma das importantes características desta Jornada de Pediatria. Cada um escolhia a área de discussões e abordagem de temas que mais lhe interessavam para a prática médica”, explicou Morila Guerra.