Veículos de Comunicação

Três Lagoas

MT favorece área de investimentos do governador Blairo Maggi

No lançamento do programa, no sábado, Blairo disse que a cultura da seringueira é um "caminho muito interessante"

Uma semana após o anúncio, pelo grupo André Maggi, das negociações para a compra de 8.000 hectares de seringueiras do grupo Michelin em Mato Grosso, o governador Blairo Maggi (PR) anunciou um novo programa de incentivo à produção de borracha no Estado.

O objetivo, segundo o governo, é incentivar o cultivo de 160 mil hectares e transformar Mato Grosso "no segundo produtor de borracha natural do Brasil em um prazo de 20 anos". O investimento previsto pelo Estado é de R$ 89 milhões.

No lançamento do programa, no sábado, Blairo disse que a cultura da seringueira é um "caminho muito interessante". "Com a idealização do programa da heveicultura [o cultivo de seringueiras] vamos lutar para a instalação de uma indústria de pneus para máquinas pesadas aqui em Mato Grosso."

As negociações entre a empresa do governador e a Michelin haviam sido reveladas uma semana antes. Em nota, à ocasião, a empresa confirmou que havia assinado um "Compromisso de Compra e Venda" da área, localizada em Itiquira (350 km de Cuiabá).

Ontem, a assessoria do grupo disse que a negociação ainda não fora concretizada. A oferta, segundo a empresa, partiu da Michelin e o "mais provável" é que, se fechado o negócio, a área seja utilizada para o plantio de soja, milho ou algodão.

Estudos conduzidos pela própria Michelin, afirmou a Amaggi, indicam que a área "já não apresentava a produtividade necessária/rentabilidade financeira para justificar a continuidade da exploração das seringueiras".

"Independentemente da venda da área, a unidade seria desativada devido à comprovação da baixa produtividade das seringueiras por conta das condições climáticas da região", declarou a empresa.

A Amaggi já possui um seringal de mil hectares na região do Araguaia –que, segundo a empresa, está arrendado.

A assessoria do governo de Mato Grosso negou que a empresa possa se beneficiar do programa de incentivo à produção de borracha. O público-alvo, segundo o governo, são os pequenos produtores. Questionada sobre um possível favorecimento, a assessoria da Amaggi não ligou de volta até a conclusão desta edição.