Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Escola encerra Semana da Consciência Negra com apresentações e palestras

A intenção é mostrar ao aluno a importância do negro no desenvolvimento do país

A escola municipal Gentil Rodrigues Montalvão encerrou ontem as atividades referentes à Semana da Consciência Negra. Desde outubro, os 545 alunos estão desenvolvendo trabalhos ligados à história, arte e cultura do negro.

De acordo com a diretora, Maria José Ciriaco, a intenção é mostrar ao aluno a importância do negro no desenvolvimento do país. “Não é o fato de ser branco, amarelo, ou negro. O importante é ser humano, não é a cor que diferencia as pessoas. Ninguém é menos capaz, menos humano. Mais de 70% da população tem descendência afro. É preciso mudar essa visão de preconceito”, comentou.

Entre as ações desenvolvidas pela escola estão paletras, culinária e arte. “Fizemos feijoada e cuscuz. E também apresentações de teatro, maculele, puxada de rede, pérola e negra”.

A escola encerrou as apresentações ontem com uma palestra para pais e alunos ministrada por Waldeir Augusto Gonçavel, o professor falou sobre a Valorização da Cultura Negra. Na cidade várias apresentações fizeram parte do calendário que contou ainda com exposição de telas e concurso de beleza negra.