Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Projeto ?Caminhar parece pouco, mas vale muito? terminou ontem

De acordo com o fisioterapeuta Walter Dias, a iniciativa visa despertar para a prática de exercícios

Quemacha que para começar a prática de exercícios físicos basta ter força de vontade está enganado. Além dela, uma série de requisitos deve ser atendida, antes de iniciar qualquer tipo de atividade, inclusive a caminhada.
Para orientar essas pessoas quanto à forma correta da prática, a Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer (SEJUVEL), em parceria com a Câmara Municipal, Secretaria de Saúde, AEMS e SESC, iniciaram na manhã de segunda-feira (16) o projeto “Caminhar parece pouco, mas vale muito”. O projeto, concentrado na Lagoa Maior, terminou ontem (20), com a participação de mais de 400 pessoas.
De acordo com o fisioterapeuta Walter Dias, a iniciativa visa despertar para a prática de exercícios. “A caminhada pode ser praticada em qualquer idade. Não tem contra indicação desde que seja orientada. Muitas vezes as pessoas começam uma atividade sem passar pelos profissionais. É neste momento que os problemas começam”.
Dias explica que o excesso de peso, pressão alta, postura e problemas cardíacos podem causar transtornos se a caminhada não for orientada. “Durante os três dias trabalhamos alongamentos, fizemos orientações sobre uso adequado de roupas e calçados, além dos horários”.
Segundo o idealizador do projeto, professor Milton José da Silva, a ideia surgiu depois de ver um projeto semelhante em Londrina. “Eu fazia minha pós e participei do lançamento do projeto em Londrina. As pessoas precisam se conscientizar da necessidade e dos beneficos. A caminhada não é algo difícil e pode ser feita em qualquer lugar”.
Milton também comenta os resultados. “Nós ainda não temos a mesma estrutura de lá. Poderíamos ter um projeto permanente, com orientação três vezes na semana. Mas o que vale é que muita gente já teve as instruções aqui e pode continuar”.
Recomenda-se a prática de três a cinco vezes por semana, 30 minutos ao dia. Para quem estiver começando, o ideal é alternar um dia de descanso com um dia de exercício.
O melhor horário para a pratica na parte da manhã é até às 9h e à tarde, a partir das 17h.