Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Mais de 30% dos filiados do PT participaram das eleições

Dos 1.153 aptos a votar, compareceram 332 para o Processo de Eleições Diretas (PED) do partido

Nivaldo Gonçalves dos Reis foi eleito presidente do Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores (PT) com 308 votos dos 332 filiados que compareceram para participar do Processo de Eleições Diretas (PED), ocorrido simultaneamente em todo o território nacional, no domingo (22).

Além dos presidentes municipais e seus respectivos diretórios e executivas, os filiados do PT elegeram também, através do voto direto, o presidente regional e nacional do partido e também os respectivos diretórios e executivas estaduais e nacionais.

Em Três Lagoas, num clima descontraído, já que o partido havia chegado à formação de chapa e candidato únicos, os filiados do PT surpreenderam as expectativas, comparecendo em mais de 30% do número dos que estavam aptos a votar, ou seja, 1.153.

Do total dos que compareceram à sede do Diretório Municipal do partido, na rua Zuleide Peres Tabox, no centro, 291 votaram em Marcus Garcia para presidente do Diretório Estadual e quatro votaram a favor do candidato da oposição, Jairo Nóbrega, o Jairão. O total de votos brancos chegou a 34 e houve ainda três votos nulos.

Para a escolha do presidente nacional do PT, em Três Lagoas, os votos foram praticamente divididos entre Geraldo Majela (174), José Eduardo Dutra (91), Iriny Lopes (54), José Eduardo Cardoso (13) e Marcos Sokol (3).

O número mínimo de votos para homologação da vitória do candidato e da chapa única para o diretório Municipal do PT era de 190 votos, ou seja, o equivalente a 15% do total de filiados, aptos a votar.

ESTADUAL

Para presidente estadual do PT, foi confirmado o nome do ex-vereador de Paranaíba, Marcus Nóbrega. A determinada altura do PED, Jairão chegou a retirar sua candidatura, dando total apoio ao candidato de consenso do PT, para presidir o diretório regional.

Levando em conta que o PT possui no Estado, quase 43 mil filiados, era necessário o comparecimento de 6,5 mil votantes. Até o meio dia de domingo, mais de 2,5 mil filiados do PT da Capital haviam comparecido à votação, realizada na Câmara Municipal de Campo Grande, sem computar os que votaram em seus respectivos municípios.

O resultado oficial das eleições estava sendo aguardado para ontem (23), a partir das 21 horas, já que deveria ser oficialmente confirmados os resultados dos mais de 70 diretórios municipais do PT no Estado, além da Capital.

Por outro lado, o ex-senador e ex-presidente da Petrobras, José Eduardo Dutra (SE), favorito na disputa à presidência do PT, foi praticamente confirmado vitorioso como novo presidente nacional do partido.

Eduardo Dutra contou com o apoio das principais lideranças do partido, como do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ele defende a aliança do partido com o PMDB para 2010, mas não descarta antigos aliados, como o PC do B e o PSB.

O PED do PT é considerado o maior processo de eleição de um partido no País. A expectativa era de que 200 mil filiados fossem às urnas.

Como a votação é manual, a apuração das cédulas de todo o território nacional  só deverá ser finalizada no decorrer do dia de hoje.

Se por um acaso, houver segundo turno, Eduardo Dutra deve disputar o comando do PT com o atual secretário-geral do partido, deputado José Eduardo Cardozo (SP), que conta com o apoio do ministro Tarso Genro (Justiça).