Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Até sexta-feira 10 mil alunos devem passar pelo Circo

Teatro e brincadeiras dinamizam o aprendizado relacionado ao combate a dengue

Desde segunda-feira (23), a Secretária de Saúde, por meio do núcleo de Educação e Saúde, está recebendo alunos da Rede Municipal de Educação (Reme), Estadual e Particular para participar do Circo Fim da Picada, instalado no Parque de Exposições Joaquim Marques de Souza.

A inovação já é um projeto que estava em estudo há quatro anos. De acordo com a coordenadora, Ivanilde Costa Hernandes, o objetivo era trazer um diferencial, destacando tudo que já tinha sido realizado com relação ao combate a dengue. “Pensamos no circo por ser algo mais didático. Só assim poderíamos misturar gincana, teatro e conhecimentos. Nos inspiramos em um projeto antigo da Chanflora. Com uma estrutura única, recebendo todos os alunos. Foi possível trabalhar de maneira integrada e não isolada, como em outros anos”.

A coordenadora explica que a aceitação dos alunos começa pelo visual e que por ser diferente as crianças e adolescentes se empolgam mais. “Antigamente realizávamos ações isoladas. Uma gincana em uma escola, peça teatral em outra, blitzes educativas, mas nada tão concentrado. Foi então que resolvemos nos adequar”.

Apenas na manhã de ontem, 950 alunos passaram pelo local. Até o final da semana devem circular pelo circo mais de 10 mil alunos, 8 deles da Reme. Todos receberam medalhas e participação e as escolas ganharam troféus. A cada desafio superado na gincana o premio vinha em forma de jogos educativos. Além das brincadeiras teatro e mascotes animaram a platéia do “Fim da Picada”.

Ivanilde explica que o evento traz resultados. “Aqui eles se divertem e aprendem.  Muito mais do que com palestras. Eles podem interagir e participar, pois todos os temas e provas estão ligados ao assunto principal, que é o combate a dengue”.

O evento conta com a parceria da Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer (Sejuvel), Assistência Social, Comunicação, Sesi, Fibria, Cesp e Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). 

 

Assista o video sobre esta matéria