Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Ações do governo vão humanizar UneisUneis devem ser "humanizadas"

O governador André Puccinelli abriu hoje (25) pela manhã o seminário “Abrigo: Medida de Proteção ou Exclusão?”, com objetivo de  discutir as medidas de proteção de crianças e adolescentes, baseados nos princípios da Norma Operacional Básica do Sistema Único de Assistência Social (NOB/SUAS). “É essencial a participação do Poder Público, das entidades, das ONGs, para que possamos induzir a moldagem da personalidade das nossas crianças. As ações do governo serão através da humanização das Uneis (Unidades Educacionais de Internação), melhoria da infraestrutrura e recursos humanos”, afirma André.

O governador explica que, após os 25 anos, é pouco provável que se consiga mudar a personalidade de uma pessoa. “Nada substitui a família, família desagregada é meio propício para desvios de personalidade. Mas, todos nós temos responsabilidades, de uma forma ou de outra, para a formação de uma sociedade justa, ética e que pode mostrar o caminho aos pequeninos, que nos seguirão”, avalia.

O encontro, que vai até amanhã (26), é promovido pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social (Setas) é voltado a profissionais das áreas de Saúde, Educação, Assistência Social e instituições não-governamentais que desenvolvem políticas públicas de promoção e atendimento de criança e adolescentes, e deve fomentar discussões em torno da integração de crianças e adolescentes no convívio familiar e na comunidade.

Também serão abordadas questões relacionadas às atividades desenvolvidas nos abrigos, os desafios e a necessidade de um novo planejamento na estrutura dos trabalhos para a melhoria do atendimento nas instituições. Hoje à tarde, está prevista a exibição do filme “Uma questão de honra”, seguida de debate.

Na programação de amanhã, acontece apresentação de painéis sobre o Plano Nacional de Promoção, Proteção e Defesa do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária e o Acolhimento Institucional à Adoção e também serão apresentadas as propostas para elaboração do Plano Estadual de Convivência Familiar e Comunitária.

Também participaram da abertura do evento, o diretor da Setas, Álvaro Cardoso de Ávila; o coordenador de Ensino da UFMS, Paulo Lineu; a presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, Vera Lúcia Ramos; o superintendente de Medidas Socioeducativas da Sejusp, Hilton Vilassanti, além do deputado estadual Pedro Teruel e representantes dos municípios.