Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Simone afirma que abre mão de fábrica em favor do Estado

a prefeita disse que o momento é de torcer para que o MS seja escolhido para receber o empreendimento

“Prefiro que Três Lagoas perca esta briga do que atrasar este projeto para Mato Grosso do Sul. A prioridade é que a fábrica venha para o Estado. Como prefeita,  vou lutar por isso. Esta disputa só atrapalha”. Esta foi a declaração da prefeita Simone Tebet, em entrevista  exclusiva ao Jornal do Povo, sobre o empreendimento bilionário envolvendo a construção de uma fábrica de fertilizantes da Petrobras na Cidade. O governador André Puccinelli também teme que a “briga” possa prejudicar o processo de escolha de qual será o Estado a ser escolhido para este empreendimento.

A declaração da prefeita foi feita após a repercussão nacional da declaração do ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, de que a primeira planta da estatal seria executada em Três Lagoas. De acordo com ela, devido à polêmica, a estatal se pronunciou oficialmente sobre o assunto informando que não existe nada confirmado ainda sobre qual será o primeiro Estado a receber o investimento. Além de  Mato Grosso do Sul, disputam a preferência os estados de Espírito Santo e Sergipe.


 “Acredito que este anúncio antecipado pode atrapalhar o processo que vinha acontecendo para que Mato Grosso do Sul seja escolhido como sede da primeira planta deste projeto da Petrobras”, afirmou. Ao se referir à disputa com Campo Grande e Corumbá, a prefeita foi taxativa: “não vou entrar nesta briga. A minha preocupação é que esta fábrica venha para Mato Grosso do Sul. Trata-se de impacto positivo para os 78 municípios do Estado, independente de onde ela for construída, pois vai produzir um produto que vai atender o setor do agronegócio e de transportes”, afirmou.

Pressão política


Na última terça-feira (24), após encontro entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente da Petrobras, José Sergio Gabrieli, o  ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, que também estava presente, acabou informando à imprensa nacional, que Três Lagoas será a primeira Cidade a contar com fábrica de fertilizantes. Assim que a notícia foi divulgada nos principais veículos de comunicação, incluindo a Folha de São Paulo e agência Reuters, vários políticos de outras cidades de Mato Grosso do Sul, bem como de outros Estados, ligaram para a estatal, indignados com a escolha. A notícia de que Três Lagoas foi escolhida, inclusive, chegou a ser colocada em destaque no site da Prefeitura, sendo que foi retirada no final da tarde do mesmo dia.