Veículos de Comunicação

Três Lagoas

TL conquista prêmio estadual de segurança no trânsito

Na oportunidade, a prefeita Simone Tebet recebeu os prêmios juntamente com o diretor do DMT

Na manhã desta sexta-feira (27), representantes de várias cidades do estado estiveram presentes na solenidade de entrega do 8º Prêmio CETRAN de Segurança no Trânsito realizada no auditório da Unimed, em Campo Grande. A prefeita Simone Tebet (PMDB) representou Três Lagoas ao lado do diretor do Departamento Municipal de Trânsito e Sistemas Viários (DEPTRAN), Milton Gomes Silveira; a chefe da Divisão de Educação do departamento, Creusa Ramos Monteiro Ferreira; a supervisora da Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, Analice de Queiroz Oliveira; a diretora da Escola, Maria José Ciríaco, e a professora e coordenadora do projeto premiado, Ordélia Lopes Silva.

Compuseram a mesa de autoridades o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini; a presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Maria Duarte; o diretor executivo do DETRAN, coronel Francisco Libório Silveira; o tenente coronel da Polícia Militar, Albensio Campos da Silva; o secretário de Estado da Habitação e presidente do conselho Estadual das Cidades, Carlos Eduardo Xavier Marun; e o prefeito de Aquidauana, Fauzi Muhamad Abdul Hamid Suleiman.

O Prêmio CETRAN de Segurança no Trânsito tem como objetivo premiar trabalhos apresentados de forma a sensibilizar, conscientizar e mobilizar a sociedade sul-mato-grossense para a Segurança no Trânsito. Três Lagoas recebeu o prêmio na categoria geral e a Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão conquistou o primeiro lugar na categoria Instituição Regular de Ensino com o projeto “Educação para o Trânsito – Os corujinhas do Trânsito”.

Trabalho

Simone Tebet agradeceu toda a equipe envolvida nestes trabalhos vencedores. “Quero parabenizar todas essas iniciativas, que assim como o Projeto Os corujinhas do Trânsito, envolvem e conscientizam as crianças, promovendo uma nova visão sobre o trânsito das cidades”, destacou a prefeita.

"Estamos muito orgulhosos com a seriedade e a dedicação neste trabalho. O mais importante é que os alunos aprenderam muitas coisas na escola e serão os multiplicadores desses conhecimentos em casa com os pais, familiares e amigos. Queremos agradecer nossa equipe de professores e alunos que estiveram envolvidos neste projeto e aos nossos parceiros: Polícia Militar, SAMU, Corpo de Bombeiros e DETRAN", ressaltaram a supervisora e a diretora da Escola Gentil Rodrigues Montalvão, Analice e Maria José.

Já Creusa Ramos falou da importância da conquista do prêmio que é fruto de um longo trabalho que vem sendo desenvolvido pelo DEPTRAN em Três Lagoas, como a Semana Municipal do Trânsito: "estou muito feliz, mas a minha felicidade é do tamanho da minha preocupação que é a responsabilidade e o compromisso que devemos ter, pois trabalhar com o trânsito é carregar água na peneira, mas no final sempre há uma gota de resultado, que é uma vida salva", afirmou a chefe de educação no Trânsito.

A presidente do Conselho Estadual de Trânsito, Regina Maria Duarte destacou que tão importante quanto a legislação é a ação e a capacitação de agentes qualificados para atender a comunidade: "nós precisamos agir e é isso que o CETRAN está fazendo através de seus conselheiros que não medem esforços para atender os municípios. A grande preocupação é preservar vidas, estamos reorganizando as cidades e qualificando agentes e técnicos para cuidar da comunidade", enfatizou Regina.

Em suas palavras, o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Wantuir Jacini, citou o caso da morte de uma criança na capital do estado em decorrência de um desentendimento no trânsito, e reforçou a importância da realização dos trabalhos premiados durante o evento: "é para evitar esse tipo de situação que desenvolvem-se as políticas públicas. Quero aproveitar e cumprimentar a todos pelo prêmio, pois quanto mais trabalharmos, mais a sociedade estará protegida, com o seu maior bem, que é a vida", finalizou Wantuir Jacini.

Premiação

De acordo com o resultado, na Categoria Órgão Executivo e Executivo Rodoviário de Trânsito, o Prêmio CETRAN foi para o Núcleo Municipal de Trânsito e Transporte de Naviraí. O Projeto “Conscientizar as crianças para modificar os hábitos e comportamento dos pais condutores” em parceria com o 12º Batalhão da Polícia Militar tem como objetivo promover conhecimento e reflexão através da vivência e teoria sobre as relações sociais no trânsito, oferecendo condições para que alunos do ensino fundamental em escolas da rede pública e particular de ensino consigam se proteger ao transitar pelas vias daquela cidade.

O prêmio na Categoria Instituição Regular foi para a Escola Municipal Gentil Rodrigues Montalvão, do município de Três Lagoas, com o projeto “Educação para o trânsito – os corujinhas do trânsito”, em parceria com o Departamento Municipal de Trânsito, Agência Regional do Detran e 2º Batalhão da Polícia Militar. O objetivo é conscientizar os alunos, pais e comunidade quanto ao atendimento das regras do trânsito com segurança, adquirindo conhecimento e sendo multiplicadores em suas famílias de novos conceitos, valores, atitudes, ética, posturas e cidadania de educação no trânsito.

Já na Categoria Centro de Formação de Condutores, o prêmio foi entregue para o Centro de Formação de Condutores Fênix. O Projeto “Educação para o trânsito – Quem Sou: pedestre, ciclista ou motorista”, elaborado pela instrutora de trânsito, Luciene Miranda Martins, do município de Batayporã, tem como objetivo proporcionar aos alunos do ensino fundamental das escolas municipais e estaduais palestras, teatro, vídeos educativos, blitz educativa, passeatas de sensibilização para a comunidade, concursos de poesias e interpretação de situações vivenciadas durante o ano de 2009.

Na Categoria Geral, o Departamento Municipal de Trânsito de Três Lagoas ganhou o prêmio com o projeto “Semana Municipal de Trânsito” com o tema “Respeite a Vida”, elaborado pelo setor de educação da Agência Regional do Detran. Desde 2007, a Prefeitura através do Departamento Municipal de Trânsito e seus parceiros Detran, PM, PRE, PRF e Bombeiros vem desenvolvendo ações de educação e cidadania no trânsito promovendo mudança de comportamento da sociedade.

O projeto tem a preocupação de criar mecanismos a fim de que a educação para o trânsito aconteça de forma efetiva e ultrapasse a mera transmissão de informações. Entre as ações realizadas estão a formação de professores, universitários, alunos, motociclistas, através de palestras, cursos, campanhas e blitz educativas. O destaque deste ano foi o lançamento do Concurso para a escolha do nome do mascote pelos alunos, que foi apresentado na abertura da Semana Municipal, e entre os meses de abril e setembro visitou as escolas.