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Três Lagoas

Secretaria de Educação encerra ciclo de palestras

O ciclo de palestras teve início no dia 30 de setembro

Na manhã desta quinta-feira (3) a vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Moura, ministrou uma palestra sobre as perspectivas de mercado para Três Lagoas, com a presença dos alunos do 9º ano das Escolas Maria Eulália Vieira e Joaquim Marques de Souza, na Câmara de Vereadores.

O ciclo de palestras teve início no dia 30 de setembro abordando os seguintes temas: “Direitos e Deveres dos jovens e adolescentes”, com a presença do psicólogo do Ministério Público Estadual, Sidney Ferreira Ribeiro Junior; já a psicóloga e coordenadora do projeto Jovem Aprendiz, Vilma Portella, ministrou a palestra sobre o Trabalho do Menor Aprendiz; e para encerrar o projeto os alunos acompanharam a palestra sobre as perspectivas do mercado de trabalho, ministrada pela vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Econômico, Márcia Moura.

Em suas palavras, Márcia Moura explicou como funciona a estrutura da administração pública municipal, ressaltando alguns temas como hierarquia e Plano Diretor. Além disso, Márcia destacou a importância da qualificação profissional e a busca de novos conhecimentos: “vocês estão na idade de começar, alcançando a cada dia novos degraus. O mais importante é confiar no que vocês têm de melhor, sempre com humildade; temos muita coisa para oferecer, basta querer e vocês têm tudo para ser top na vida, pois como vocês mesmos dizem, Três Lagoas está bombando”, assinalou Márcia.

Além do ciclo de palestras, os jovens também visitaram o SENAI para conhecer os trabalhos desenvolvidos no local e os cursos profissionalizantes. Ex-alunos da REME também foram convidados para um bate-papo com os jovens para contar suas experiências profissionais.

Projeto

O projeto foi dividido em duas fases: primeiro a preparação, realizada nos meses de julho e agosto, e em seguida a fase de apresentação, nos meses de setembro a dezembro deste ano. O objetivo principal do projeto é auxiliar aos adolescentes, que passam por uma fase natural de indecisões, a dar o primeiro passo em relação à vida profissional, e fazer com que eles não se deixem influenciar por opiniões diversas, como família e amigos. Através do conteúdo do projeto os alunos puderam obter orientação devida para a escolha profissional.

Orientação Profissional

O projeto também contou com a Orientação Profissional, um trabalho interativo onde o aluno escolhe e constrói sua identidade profissional. Nesta fase surge a necessidade de trabalhar o autoconhecimento, suas habilidades e limitações para que possa escolher consciente e certeira sua profissão, tornando-o um profissional realizado.