Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Votorantim será responsável pela obra de siderúrgica em TL

O empreendimento foi lançado por Grendene em setembro de 2008

A Votorantim Siderurgia (VS) se associou ao empresário Alexandre Grendene Bartelle para construir em Mato Grosso do Sul a Siderúrgica Três Lagoas – Sitrel. O empreendimento foi lançado por Grendene em setembro de 2008, e a formação da parceria entre os dois grupos empresariais, anunciado no dia 17 deste mês. Na quarta-feira, o executivo Sérgio Moraes, vice-presidente executivo da Sitrel, que está deixando a função com a mudança no controle acionário, se encontrou com o governador André Puccinelli para agradecer o apoio ao projeto. Na oportunidade ele esclareceu que a Votorantim passa a ser responsável pela obra em Três Lagoas.

“Tendo em vista a mudança do controle acionário, viemos fazer uma despedida do governador e trazer um agradecimento, tendo em vista o apoio que ele deu para a manutenção do projeto”, afirmou Moraes. “Esse apoio foi fundamental para preservação do projeto, tendo em vista todos os obstáculos que surgiram, a crise internacional, que, do ponto de vista financeiro, abalou o mercado brasileiro, e ocasionou uma série de cancelamentos de projetos”, destacou.
 
Ainda segundo o empresário, graças ao apoio do governador André Puccinelli, foi possível manter o planejamento de implantação da siderúrgica, que já está pronta para começar a ser construída, em Três Lagoas. Etapas técnicas de engenharia e de licenciamento estão adiantadas, conforme Sérgio Moraes.
 
“Quando há uma transferência de controle acionário de 50% para a Votorantim Siderurgia, achamos importante entramos em contato com o governador para manifestar o nosso agradecimento e também para informar que o projeto de engenharia básica está concluído; a licença ambiental terminada; e a licença de instalação foi emitida no dia 6 de novembro”, destacou Moraes. “Portanto, temos todas as condições para início das obras  e com possibilidade também de compra imediata dos equipamentos principais”. 
 
O apoio fundamental na avaliação do representante de Grendene, foi a determinação de André em manter todas as condições de incentivos fiscais tratadas no início do negócio, e, assim, conseguir fazer com que o projeto fosse preservado. “A parceria em relação ao governo do Estado é principalmente na preservação dos benefícios fiscais que estavam previstos desde o início do projeto e também pela garantia do abastecimetno do gás natural, que é muito importante para um projeto siderúrgico”.
 
De acordo com Moraes, como agora ocorreu a transferência de 50% do controle acionário da Sitrel, a Votorantim vai fazer a gestão e administração para implantação da planta industrial, e, por isso, não é possível ainda anunciar data para início de obras. Ele ressalta, no entanto, que o projeto é uma realidade para Mato Grosso do Sul. Ainda conforme o executivo, os números poderão ser ajustados, mas a previsão inicial girava em torno de 1.000 empregos diretos e cerca de 3.000 indiretos gerados com a nova siderúrgica.