Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Exemplo de reaproveitamento da água

Empresa utiliza água da chuva para lavagem das peças

A água é um dos bem mais valiosos e que pode ser tornar escasso no planeta. Pensando em soluções práticas e inteligentes que possam contribuir de alguma maneira com o meio ambiente, Antônio Teixeira de Freitas, criou na empresa um modelo simples que faz o reaproveitamento de águas das chuvas.  Além desse sistema, o proprietário da oficina também faz uso de caixas de decantação.

Ele explica que por semana consome em média 500 litros de água entre limpeza e lavagem das peças. Há três meses instalou o sistema de reaproveitamento que coleta as águas da chuva por meio de canos espalhados pelo telhado. Todo o fluxo é lançado para um reservatório de 13 mil litros.

“Tenho 500 m² de telhado, é uma área grande, aonde ce possível absorver grande parte da água que cai. Em uma chuva de um milímetro, por exemplo, consigo captar 500 litros. Como tem chovido muito nos últimos os reservatórios estão cheios, mas tenho medo que na época de seca falte água, por isso quero colocar um reservatório com capacidade para 20 mil litros”.

O empresário usa a água do reservatório na lavagem de peças, para teste de bombas d’água, e há três meses trabalha com o sistema. Para manter a água limpa ele faz uso de cloro e antes que ela vá para o reservatório passa por um filtro. “Como a primeira leva vem com terra e às vezes até fezes de animais tratamos a água. Não é para consumo, mas temos contato então tomamos esse cuidado”.

Freitas explica que todo o sistema é montagem própria, baseado em muitas informações. “Já fiz várias adaptações. Não posso dizer que é meu, que seja uma criação minha, é a adaptação de várias ideias. Como trabalho há muitos anos com eletricidade e gosto dessa área de energias alternativas, criei um sistema. Mas sempre que tinha dúvida recorria a internet, muito do que sei também foi visto em matérias de tevê”, lembra.

Ele conta que não levantou custos e economia. “Por alto calculo que gastei R$ 4 mil na parte de reaproveitamento e R$ 2 mil nas caixas de decantação. Agora uso pouca água da rede. Se eu me preocupasse com o custo, saberia na ponta da língua quanto eu economizo, mas a questão eestá diretamente ligada a preservação do meio ambiente e como eu posso ajudar”.

Freitas finaliza dizendo que está aberto a visitas e que se responsabilizasse por uma parte, com certeza a qualidade de vida estaria melhor. “Sempre gostei de investir em  meios alternativos. Na oficina tenho um cabine de pintura com cortina d´água, que evita que a tinta se espalhe pelo ambiente. Isso não traz benefícios diretos a empresa, mas sim ao meio ambiente. Quando ele ganha, todos saímos contemplados”.