Veículos de Comunicação

Três Lagoas

Número de faltosos no Enem é recorde

A exemplo das demais cidades brasileiras, em Três Lagoas foi grande o número de faltosos

O número de estudantes faltosos nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é recorde. Segundo informações preliminares do Ministério da Educação pelo menos 37,7% do total de inscritos faltaram na prova. Partindo desses dados menos de 2,6 milhões de estudantes realizaram a prova.

O percentual de abstenção ainda pode subir, já que o dado é relativo à aplicação da prova de sábado (5). Informações preliminares do Ministério da Educação indicam que no domingo (6) não compareceram pelo menos 2,9% dos inscritos que tinham feito a prova de sábado.

A diretoria do MEC atribui a grande abstenção às chuvas que ocorrem em várias partes do país, à distância entre a data da inscrição e a realização do exame, que estava previsto inicialmente para outubro, e também à impossibilidade, com o adiamento, dos resultados serem utilizados por algumas universidades.

O resultado das provas deverá ser publicado em 5 de fevereiro do próximo ano. As provas objetivas e as redações serão corrigidas separadamente e essas últimas serão lidas em telas de computadores após passarem por um scanner (para digitalizar a imagem).

TRÊS LAGOAS

Em Três Lagoas, de acordo com  informações do coordenador de aplicação do exame no município, Reinaldo Evangelista, tudo ocorreu normalmente. Segundo ele o único detalhe que chamou a atenção dos aplicadores, diferentemente dos anos anteriores foi o transporte das avaliações escoltado pela polícia. “ Recebemos os malotes lacrados com as provas escoltados pela polícia e mandaremos de volta também acompanhados por escolta da polícia”, destacou o coordenador no sábado (5).
Até o fechamento desta edição não foram repassados o número de inscritos e de abstenção da prova no município. Segundo informações, também preliminares, em Mato Grosso do Sul foram inscritos 70 mil estudantes.
Reclamações sobre a aplicação da prova podem ser feitas no serviço Fala, Brasil pelo telefone 0800 616161 ou no Fale Conosco, disponível no site
www.inep.gov.br.