Veículos de Comunicação

3

"Por que nós não investimos em hidrovias?"

O questionameto é da senadora Marisa Serrano

Ao relatar sua participação em evento na Costa Rica, em que foram discutidas a preservação e a gestão de recursos hídricos, a senadora Marisa Serrano (PSDB-MS) afirmou que os países da América Latina precisam ter políticas nacionais para essa área. Ela informou que apenas três países da região têm políticas com esse objetivo: Brasil, México e, agora, Costa Rica.

– É muito pouco, ainda mais se o objetivo é tratar a questão com seriedade – disse ela, ao discursar em Plenário nesta terça-feira (8).

Marisa Serrano informou que a reunião na Costa Rica, em San José, com a participação de países das Américas e do Caribe, discutiu os resultados do 5º Fórum Mundial de Águas, realizado em Istambul, na Turquia, com o objetivo de apontar prioridades e elaborar propostas para o 6º Fórum Mundial de Águas, que acontecerá daqui a três anos, em Marselha, na França.

Durante o evento na Costa Rica, destacou a senadora, foi criado o Fórum das Américas, destinado a tratar do assunto no âmbito da América do Norte, da América Central, da América do Sul e do Caribe. Entre as questões discutidas no Fórum das Américas estavam a das águas transfronteiriças e a dos aquíferos, informou a senadora.

Hidrovias

Outro assunto abordado pela senadora foi o do transporte de cargas, que no Brasil é feito principalmente por meio de rodovias. Ela frisou que isso "aumenta enormemente" os custos de produção, além de ser um meio precário, devido a problemas como a má condição de estradas e a falta de segurança.

– Por que nós não investimos em hidrovias, se temos rios navegáveis? – questionou ela.

Na opinião de Marisa Serrano, o potencial hidroviário do país pode e deve ser utilizado de forma sustentável, ou seja, garantindo-se a preservação do meio ambiente.