Veículos de Comunicação

4

Natal do ano passado foi o da crise e este será o da recuperação, dizem lojistas

Entre os motivos que sustentam essa expectativa estão o aquecimento da economia e o aumento do emprego no país

O Natal deste ano vai ser melhor para o comércio do que o do ano passado. Segundo o presidente do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), Roberto Alfeu, entre os motivos que sustentam essa expectativa estão o aquecimento da economia e o aumento do emprego no país.

“Tivemos o Natal do ano passado como o Natal da Crise, e esse vai ser o Natal da recuperação. Isso porque temos mais empregos, mais pessoas empregadas das classes C, D e E têm o direito de comprar e, com isso, vamos ter um Natal melhor do que o do ano passado”, afirmou Alfeu.

Ele disse que o consumidor continua deixando para a última hora as compras de Natal. A expectativa é de que as duas próximas semanas sejam de lojas lotadas, que, por recomendação da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CDNL), deverão ter seu horário de atendimento ampliado.

De acordo com Alfeu, neste Natal, o consumidor está comprando mais à vista e em dinheiro, para não fazer dívidas e motivado por descontos oferecidos pelos lojistas. “A partir do momento em que ele tem desconto [no pagamento] à vista, isso parece muito sedutor. Uma estratégia dos lojistas é dar desconto, porque vão fazer bons negócios e o consumidor vai comprar mais.”

Ele disse ainda que houve um aumento no número de cancelamentos de registros no SPC no mês de  novembro em relação a outubro, 2,12%. Esse aumento foi motivado pela restituição do Imposto de Renda Pessoa Física e o recebimento do 13° salário. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o número de cancelamento de registros aumentou 7,56%.