Veículos de Comunicação

3

Pesquisa revela que Puccinelli ganha eleição no 1º turno

Considerando os votos válidos Zeca do PT teria 32,67% e Marisa Serrano, 11,76%

O governador André Puccinelli (PMDB) continua na liderança do processo eleitoral e seria reeleito no primeiro turno, com 54,14%dos votos válidos. Esse é o resultado de mais uma pesquisa de intenção de votos realizada nos 40 municípios mais populosos do Estado pelo Instituto Ipems.  A avaliação divulgada pelo Ipems confirma os números encontrados por pesquisas de outros Institutos do Estado, divulgadas em novembro e dezembro.

A avaliação da Tendência Pesquisa, em 78 municípios, informou que André se reelegeria com 56% dos votos válidos. Pesquisa do Ibrape também apontou a vitória do governador com 58% dos votos válidos. As duas pesquisas foram amplamente divulgadas e comentadas pela imprensa estadual.

Entre a rodada de pesquisa realizada em setembro pelo Ipems e a atual, a intenção de votos de André Puccinelli cresceu 3,7 pontos percentuais, enquanto seu principal adversário, o ex-governador Zeca do PT estacionou, oscilando 0,65%, dentro da margem de erro. Nesse mesmo período, a rejeição individual de Zeca  passou de 35% para 39,1%. 
 
Intenção de voto

A amostragem do Ipems mostrou que se a eleição fosse hoje André Puccinelli teria 47,40% das intenções de voto, Zeca do PT 28,60%, Marisa Serrano (PSDB) somaria 10,30% e Iara Costa (PMN) 1,25%. Não souberam opinar 7,85% dos eleitores e 4,60% não votariam em nenhum dos quatro nomes.
 Transformado em votos válidos (modelo da Justiça Eleitoral) esse resultado iria para os seguintes percentuais: André Puccinelli (54,14%), Zeca do PT (32,67%), Marisa Serrano (11,76%) e Iara Costa (1,43%).

 Comparando-se os números encontrados pela pesquisa do Ipems de setembro passado com os atuais, verifica-se que a intenção de voto em André cresceu de 43,70% para 47,40%, aumentando 3,7 pontos percentuais. No mesmo período, Zeca estacionou, oscilando dentro da margem de erro 0,65 pontos, entre 27,95% e 28,60%.

 O comparativo entre as duas análises mostra que à medida que o debate pré-eleitoral ganha espaço na imprensa, aumenta a rejeição de todos os candidatos. O Ipems pesquisa reeleição individual de cada concorrente, perguntando ao eleitor se ele votaria nesse candidato. No período de setembro a dezembro, a rejeição individual do eventual candidato petista cresceu 4,10 pontos percentuais, saltando de 35 para 39,10%, ficando 90%maior do que a rejeição do atual governador. André Puccinelli viu a sua rejeição avançar de 18,30% para 20,60%. Iara Costa, a campeã de rejeição, tem 56,05% e Marisa Serrano 37,30%.              
 
A pesquisa Ipems 

 A pesquisa do Ipems foi realizada com o objetivo de levantar junto aos eleitores da área em estudo opiniões relacionadas a assuntos políticos/ administrativos. No período de campo, entre de 2 e 10 de dezembro  de 2009, foram ouvidos 2.000 eleitores maiores de 16 anos nos 40 mais populosos municípios de Mato Grosso do Sul.

 Foram entrevistados eleitores dos seguintes municípios: Corumbá, Ladário, Anastácio, Aquidauana, Miranda, Camapuã, Coxim, Rio Verde de MT, São Gabriel DOeste, Campo Grande, Sidrolândia, Terenos, Cassilândia, Chapadão do Sul, Costa Rica, Aparecida do Taboado, Paranaíba, Água Clara, Ribas do Rio Pardo, Três Lagoas, Bataguassu, Nova Andradina, Bela Vista, Bonito, Jardim, Nioaque, Amambaí, Caarapó, Dourados, Fátima do Sul, Itaporã, Maracaju, Nova Alvorada do Sul, Ponta Porã, Rio Brilhante, Iguatemi, Itaquiraí, Ivinhema, Mundo Novo e Naviraí.    

 O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 2,19 pontos percentuais para mais ou  para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.

O modelo de amostragens utilizado é o de múltiplos estágios, com a combinação de Técnicas de Amostragem Não-Probabilística e, Técnicas de Amostragem Probabilística. A amostra foi elaborada com dados do Censo 2000, PNAD 2005 e TRE-2008.