Veículos de Comunicação

Saúde

Novo levantamento de índice de dengue alerta para risco de epidemia em Três Lagoas

Secretaria Municipal de Saúde está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti

Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para eliminar possíveis criadouros do mosquito.
Prefeitura reforça a importância da colaboração da população para eliminar possíveis criadouros do mosquito.

A Prefeitura de Três Lagoas, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), tornou público o relatório com os resultados do Levantamento de Índices Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) referente ao mês de janeiro de 2024.

O documento destaca a preocupação diante do alerta emitido pelo Ministério da Saúde sobre o possível reaparecimento dos Sorotipos Den 3 e Den 4 em diversos estados brasileiros, incluindo o vizinho São Paulo, o que pode desencadear uma nova epidemia com consequências graves.

O coordenador de Endemias da SMS, Alcides Ferreira, enfatiza a importância de alertar a população sobre o aumento das chuvas, o que, por consequência, eleva o risco de epidemia tanto de dengue quanto de Chikungunya.

Segundo o levantamento divulgado, o Índice de Infestação Predial (IIP) deste mês é de 2,2. Isso significa que, dos 2.892 imóveis visitados pelos Agentes de Endemias, foram encontrados 73 depósitos positivos em 67 residências, que apresentavam focos do vetor.

Ações SMS 2024

A SMS já deu início e está intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, em Três Lagoas.

Durante este mês, foram realizadas diversas atividades, incluindo a divulgação do LIRAa, visitas domiciliares aos imóveis, inspeções quinzenais em pontos estratégicos, bloqueio de casos com bomba costal motorizada, borrifação com termonebulizador nos bueiros, visitas a imóveis fechados para aluguel e venda em parceria com imobiliárias, recolhimento de pneus em vias públicas e continuação do mutirão de caçambas.

A prefeitura reforça a importância da colaboração da população para eliminar possíveis criadouros do mosquito, adotando medidas simples, como não acumular água em recipientes descobertos e realizar a correta destinação de resíduos, o envolvimento de todos é fundamental para vencermos a luta contra o mosquito.

Veja na íntegra o LIRAa janeiro 2024

* Com informações da Prefeitura de Três Lagoas

Veja a reportagem: