Veículos de Comunicação

Escoamento

Novo terminal vai oferecer 320 postos de trabalho em novembro

De celulose produzida pela Suzano vai passar por novo terminal intermodal que está em construção na MS-240, em Inocência

Terminal fica na MS-240 e contará com área construída de 24,2 mil m². - Divulgação/Assessoria
Terminal fica na MS-240 e contará com área construída de 24,2 mil m². - Divulgação/Assessoria

A implantação de um novo terminal intermodal no município de Inocência, para o escoamento da celulose produzida pela nova fábrica da Suzano via transporte ferroviário até o Porto de Santos segue para o período de pico de obra. O terminal está sendo implantado desde o início do ano, às margens da MS-240 e contará com uma área construída total de quase 24,2 mil m², dos quais 21,5 correspondem à área de armazéns. De acordo com a fábrica, atualmente, 280 trabalhadores atuam em três frentes de trabalho: serviços de terraplanagem, início da implantação da ferrovia e execução das fundações prediais. 

O pico da obra deve ocorrer no mês de novembro e cerca de 320 postos de trabalh. Após a conclusão, prevista para o terceiro trimestre do próximo ano, serão abertos 80 postos de trabalho para a operação do terminal.

O empreendimento contempla ainda 8,8 mil metros de linha ferroviária interna e externa, que incluem ramais para vagões em reserva, segregados, carregados e duas peras ferroviárias para manobras de locomotivas e vagões, visando aumentar a eficiência na operação de desembarque dos caminhões e embarque nos vagões.
“Com a construção do terminal intermodal em Inocência e as ampliações dos terminais portuárias em Santos estamos nos aproximando de viabilizar cada vez mais a operação da nova fábrica em Ribas do Rio Pardo”, afirma Maurício Miranda, diretor de Engenharia da Suzano.

Com a estrutura, a produção da nova fábrica da Suzano será escoada por meio de transporte rodoviário de Ribas do Rio Pardo até Inocência, passando pelas rodovias BR-262 e MS-277, e, de Inocência, por meio de transporte ferroviário até os terminais da companhia no Porto de Santos pela Malha Norte (bitola larga). Dessa forma, a Suzano passará a contar com dois terminais intermodais no Mato Grosso do Sul. O primeiro implantado pela companhia e inaugurado em 2017 em Aparecida do Taboado, para escoar a produção da fábrica de Três Lagoas. “O transporte ferroviário retira caminhões das estradas, tornando-se uma alternativa sustentável. Já somos ‘carbono negativo’, ou seja, capturamos mais CO² do que emitimos. Queremos remover