Veículos de Comunicação

Orientação

Saúde implementa Protocolo Municipal de Planejamento Familiar em Três Lagoas

Projeto visa oferecer atenção necessária para pessoas decidirem sobre o número de filhos que desejam ter

Atenção no planejamento familiar ajuda melhorar oferta de informações e acompanhamento. - Divulgação/Assessoria
Atenção no planejamento familiar ajuda melhorar oferta de informações e acompanhamento. - Divulgação/Assessoria

Considerando o desenvolvimento de Três Lagoas e para garantir os direitos sexuais e reprodutivo da população, a Prefeitura de Três Lagoas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), iniciou a implementação do “Protocolo Municipal de Planejamento Familiar”.

A ação foi iniciada, nesta terça-feira (3), com os profissionais médicos, enfermeiros e farmacêuticos da SMS. A ação aconteceu na Câmara Municipal de Três Lagoas, e contou com a participação de 62 servidores.

Na sexta-feira (6), outra ação será realizada para capacitar mais profissionais, sendo que o curso tem como objetivo capacitar os servidores quanto ao protocolo, e destacar a importância da atuação deles no Planejamento Familiar, para que possam oferecer à comunidade atendida, o acesso a orientações e meios para planejar a família.

Ministraram a capacitação a professora dra. Kaelly Virginia Saraiva, abordando o tema “Direito sexuais e reprodutivos”, a médica ginecologista Nayara Sibelli Fante Cassemiro, “Métodos Contraceptivos Reversíveis” e a psicóloga da Clínica da Mulher, Camila Rodrigues Pontes, “Métodos Contraceptivos”.

O Protocolo Municipal de Planejamento Familiar visa oferecer a atenção necessária para indivíduos e/ou casais decidirem livremente, e com responsabilidade, sobre o número de filhos que desejam ter, sobre o espaçamento dos nascimentos e sobre o momento de ter um filho ou não.

A coordenadora do Núcleo de Educação Permanente (Neps) da SMS, Jamila Gomes, explica que a atenção em planejamento familiar implica não só a oferta de métodos e técnicas para a concepção e a anticoncepção, mas também a oferta de informações e acompanhamento, num contexto de escolha livre e informada.