Veículos de Comunicação

Esporte

Yeltsin Jacques é convocado para o Parapan de Santiago 2023

Atleta paralímpico de Mato Grosso do Sul ganhou duas medalhas de ouro na Olímpiadas de Tóquio

Atleta paralímpico de Mato Grosso do Sul ganhou duas medalhas de ouro na Olímpiadas de Tóquio - Foto: Divulgação/Fundesporte
Atleta paralímpico de Mato Grosso do Sul ganhou duas medalhas de ouro na Olímpiadas de Tóquio - Foto: Divulgação/Fundesporte

O campo-grandense Yeltsin Jacques, atleta paralímpico da classe T11 (atletas cegos), foi convocado para o Parapan de Santiago 2023, que será realizado no Chile entre 17 e 26 de novembro.

Jacques é um dos maiores nomes do atletismo paralímpico brasileiro. Em 2021, ele conquistou duas medalhas de ouro nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, nos 1.500m e nos 5.000m. Em julho deste ano, no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, em Paris, ele conquistou mais uma medalha de ouro nos 1.500m e uma de bronze nos 5.000m.

O atleta agradeceu o apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, que o concedeu o Bolsa Atleta, um programa de incentivo financeiro para atletas de alto rendimento.

“É um apoio fundamental que mantém a base do esporte, que me mantém aqui feliz, focado, fazendo o que eu tenho que fazer, que é trazer medalhas para gente, trazer orgulho. Vamos dar resultados para Mato Grosso do Sul. O que o Bolsa Atleta nos proporciona, não só para mim, como para todos os atletas sul-mato-grossenses, é essa oportunidade de estar no mais alto nível, a nível desportivo nacional”, disse Jacques.

O atleta também falou sobre a expectativa para o Parapan de Santiago 2023.

"Estará muito forte. Eu espero que os adversários venham ainda melhores, porque ali em 2021 eu sempre fui um atleta de referência a nível mundial, mas não era o 'cordeiro', como a gente brinca. Eu era o leão. Estava caçando. Agora sou a caça. A gente sabe que, principalmente japoneses, quenianos também, eles estão treinando muito bem, são muito bons e que vai ser uma prova muito forte. Estamos trabalhando para chegar lá e trazer o ouro de novo", afirmou.