Veículos de Comunicação

Abusos

Redes sociais e jogos online são 'terrenos' para crimes infantis

Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos aponta 6.118 violações no Mato Grosso do Sul

Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos aponta 6.118 violações no Mato Grosso do Sul. - Freepik
Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos aponta 6.118 violações no Mato Grosso do Sul. - Freepik

As redes sociais e os jogos on-line com chats para troca de mensagens são os principais ambientes dos crimes cibernéticos contra crianças e adolescentes. Com o avanço da tecnologia e crescimento das atividades no ambiente virtual, acompanhar as relações virtuais e o conteúdo que os filhos consomem na internet, pode parecer desafiador para os pais. 

De acordo com a Secretaria de Estado de Assistência Social e dos Direitos Humanos, os dados do Disque 100, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, apontou 1.092 denúncias envolvendo crianças e adolescentes com 6.118 violações de direitos, em Mato Grosso do Sul, entre janeiro e abril de 2023.  Desse total, mais de 300 casos partiram de Três Lagoas.

Segundo um levantamento do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, denúncias de exposição de crianças e adolescente na internet estão entre os cinco tipos de violações mais denunciados ao Disque 100, que é o número para denunciar esses crimes. Entre os principais casos estão pedofilia, pornografia infantil e cyberbullying. 

Ainda de acordo com o levantamento, um relatório da Norton Cyber Security apontou que, em 2017, o Brasil se tornou o segundo país com o maior índices de casos de crimes cibernéticos. Apesar do registro dos casos denunciados, o índice real de violações pode ainda maior. 

Cuidado em casa 

Conforme as orientações do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, famílias, amigos e todos as pessoas que compõem a rede de convivência das crianças e adolescente devem estar atentas as atividades infanto-juvenil na internet, para prevenir a posições crimes cibernéticos.

Para a enfermeira, Viviane Rodrigues, que atua em Três Lagoas, é fundamental manter uma relação de confiança e diálogo entre pais e filhos, para se construir o ambiente seguro na internet. “Meu marido e eu colocamos um plano controle para monitoramos o celular na nossa filha de 12 anos. Mas, primeiro, a gente foi criando um ambiente de confiança com ela”, explicou. 

Tipos de crime 

O cyberbullying e o estupro virtual estão entre os crimes virtuais que atingem crianças e adolescentes e estão se tornando cada mais comuns, o compartilhamento de fotos de nudez nas escolas.