Veículos de Comunicação

CBN Campo Grande

Conheça os candidatos que disputam eleições no Estado

Os mais de um milhão e 800 mil eleitores que saem às ruas neste domingo (7) para votar no 1° turno das eleições em Mato Grosso do Sul, terão 489 opções para escolher entre deputados estaduais, federais, senadores, governador e presidente. Se não contar os 13 candidatos à presidência, são 476 candidatos só em Mato Grosso do Sul, sendo 335 homens e 141 mulheres, distribuídos em 31 partidos.

Os sul-mato-grossenses contam com seis opções de candidatos ao governo para votar; todos homens. São eles: Marcelo Bluma (PV), João Alfredo (Psol), Junior Mochi (MDB), Humberto Amaducci (PT), Juiz Odilon (PDT) e Reinaldo Azambuja (PSDB), que é candidato à reeleição.

Para o Senado são 13 concorrentes, sendo 12 homens e apenas uma mulher, Soraya Thronicke (PSL). O único candidato à reeleição é Waldemir Moka (MDB).
Para a Câmara Federal são 122 opões em Mato Grosso do Sul, com 39 mulheres e 83 homens. Dos oito deputados que cumprem mandatos atualmente, seis são candidatos à reeleição. O partido com mais concorrentes é o PT com 16 candidatos, seguido por MDB com 13 e PV com oito.

O número de candidatos que disputam uma cadeira na Assembleia Legislativa chegou a 334. Desses, 101 são mulheres e 233 são homens. Dos 24 deputados, 19 vão tentar se reeleger. Apenas o PRP não tem candidato a deputado estadual. O partido com mais candidatos é o Podemos, com 42; em segundo está o PT, com 33, seguido pelo PV, com 27.

Os eleitores devem votar para presidente. São 13 opções, sendo 11 homens e duas mulheres. Michel Temer (MDB), atual presidente, não é candidato à reeleição.
Há candidatos que cumprem mandato em um cargo, mas estão disputando para outro. Junior Mochi (MDB), por exemplo, é deputado estadual e concorre ao cargo de governador. Zeca do PT é deputado federal e tenta uma vaga no Senado. Beto Pereira (PSDB) e George Takimoto (MDB) são deputados estaduais e tentam vaga na Câmara.