Veículos de Comunicação

Eleições 2018

Eleitores alegam problemas no voto para presidente

Em Três Lagoas, eleitores formalizaram reclamações no Cartório Eleitoral

Em diversas partes do Brasil estão surgindo denúncias de eleitores que não conseguem confirmar o voto para presidente. Em Três Lagoas, vários eleitores formalizaram a denúncia no Cartório Eleitoral e na polícia.

A eleitora Renata Moura disse que não apareceu a foto do candidato a presidente que ela votou. Os eleitores acreditam que trata-se de uma fraude.

Em todos os demais cargos, deputado federal e estadual, senadores e governador aparece normalmente a opção de confirmar. Mas ao digitar o número do presidente, a urna finaliza o voto. As reclamações ocorrem entre eleitores do candidato Bolsonaro (PSL).

NOTA

O Tribunal Regional Eleitoral divulgou uma nota sobre esse fato.

“A Justiça Eleitoral esclarece que a mensagem que circula em redes sociais e aplicativos de bate-papo sobre a ausência de processamento de todos os votos na urna eletrônica é falsa.

A informação falsa trata do voto para presidente, como se a urna não estivesse processando o voto.

No Estado de Mato Grosso do Sul são utilizados diferentes modelos de urnas eletrônicas nas seções eleitorais, dentre eles o modelo 2006, 2008, 2009, 2010, 2013 e 2015.

A velocidade de processamento e posterior encerramento dos votos, após o eleitor apertar a tecla confirma, é diferente de acordo com o modelo da urna eletrônica.

Frise-se, cada modelo tem processamento distinto e é importante que o eleitor entenda como se dá o encerramento da votação e tenha segurança de que todos os seus votos são devidamente registrados pela urna eletrônica.

Importante ressaltar que nosso sistema é auditável. Qualquer ocorrência de fraude será detectável.

Logo, mais que combater as notícias falsas, é reforçar a confiabilidade no sistema das urnas e despertar a atenção crítica dos eleitores.”