Veículos de Comunicação

Saúde

Surto de dengue superlota postinhos

Sete entre cada dez moradores que procuram a UPA de Três Lagoas com suspeita de dengue têm confirmação da doença

O surto de dengue registrado em Três Lagoas, neste ano, pode progredir para uma epidemia, como a que ocorreu na cidade em 2013. O alerta é da Secretaria Municipal de Saúde com base em um ranking das cidades de Mato Grosso do Sul com maior número de vítimas. Até esta semana, Três Lagoas soma 2.443 casos notificados, com 652 positivos.

São, em média, seis moradores que chegam diariamente com a suspeita da doença nas unidades de saúde, no pronto-socorro do Hospital Auxiliadora e na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), além de clínicas particulares
Segundo a secretaria, o dado  indica que sete entre cada dez pacientes atendidos com sintomas contraíram a doença. 

Um adolescente de 13 anos morreu, vítima de dengue, no último dia 4. Foi a primeira morte por dengue em Mato Grosso do Sul neste ano. Outro adolescente está em tratamento de dengue hemorrágica.

MEDIDAS

O Setor de Endemias e Controle de Vetores manteve, na semana, uma série de medidas de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças, com pulverização em 30 bairros e visitas a casas para aplicação de veneno.

As unidades de saúde dos bairros Nova Três Lagoas e Vila Alegre vão atender neste sábado e domingo, como ocorreu no final de semana passado.