Veículos de Comunicação

Entrevista

‘Ressaca pode durar até quatro dias’

Nutricionista Emerson Duarte diz que comer e beber em excesso gera reflexos no corpo e pode atrapalhar rotina de hábitos saudáveis

Natal e Ano Novo são datas festivas marcadas pelas confraternizações, geralmente caracterizadas por mesas fartas de comidas e bebidas, do espumante à cerveja, de frutas ao porco assado. Tudo em abundância.  Com tantas opções, sempre há quem acabe exagerando na quantidade do que come e bebe, e as consequências podem durar dias. Segundo o nutricionista Emerson Duarte, tanto comidas quanto bebidas geram períodos de ressaca que podem durar de três a quatro dias. Para evitar desconfortos, ele recomenda consumir frutas vermelhas, como morangos, melancia ou goiaba, entre outras. “São ricas em vitamina C, em antioxidante, que vai metabolizar o álcool, fortificar a pessoa mais rapidamente e criar imunidade para reduzir o período de ressaca”. Mas, Duarte enfatiza que cuidados assim devem ser tomados o ano todo. “Tanto as pessoas que estão precisando ou não, voltar à rotina logo no dia seguinte, começar a praticar sua atividade física, botar a alimentação em dia, a ter alimentação saudável, inserir alimentos saudáveis no seu dia a dia e a consequência vem e é nítido o resultado”.

Jornal do Povo – Quais os cuidados para manter hábitos saudáveis?
Emerson – Algumas pessoas têm hábitos saudáveis durante o ano inteiro, e outras esperam passar as festas para poder mudar os hábitos. Costumo lembrar em consultório, para os pacientes fazerem conscientização e as escolhas mais saudáveis. Esse tipo de alimento que existe durante a ceia, ele está disponível ao longo do ano, ele não precisa exagerar somente nessas datas. Então, fazer uma alimentação mais leve, mais suave. Nós moramos em um país tropical, então, tomar muito cuidado com alimentação, se hidratar bastante, fazer a troca pelas opções mais saudáveis e tentar, também, fazer uma atividade física entre um intervalo e outro.

JP – Tem alguma fruta que seja mais eficaz para quem comeu ou bebeu demais?
Emerson –
As frutas. Sempre as de cor vermelha. Porque, primeiro, são as de grande oferta nesse período do ano. Segundo, são rica em vitamina C, em antioxidante, que vai metabolizar o álcool, fazer a pessoa se fortificar cada vez mais rápido e criar imunidade para não ficar muito tempo de ressaca. Lembrando que o período de ressaca, tanto alimentar quanto alcoólica, pode levar de três a quatro dias, prejudicando todo o resultado, toda a rotina da pessoa. As frutas vermelhas, a maioria delas, são bem suculentas, ricas em líquidos e minerais para repor.
 

JP – Chás funcionam?
Emerson – Funcionam sim. Hoje em dia estão na moda os chás, os detox. E a gente costuma indicar suco de hortelã, que é digestivo; suco do famoso boldo após a festança também vai ajudar o fígado, vai ajudar a eliminar o álcool do organismo. O chá de gengibre e o chá verde também são antioxidantes e ajudam a repor melhor e eliminar o álcool que está na corrente sanguínea. Lembrando que tem que ficar muito atento às pessoas que tomam algum tipo de medicamento, às lactantes, porque pode acontecer alguma contraindicação com essas medicações ou com o estado de saúde dessas pessoas. E outra coisa, os chás também são ricos e repõe os eletrólitos que a gente perde durante essa época do ano, aceleram o metabolismo, ajudam a transpirar mais as calorias. Lembrando, também, que em excesso causam toxidade. Então, é no máximo, uma xícara no período da manhã e fica bem o dia inteiro. A orientação de um médico, de um nutricionista para saber qual é o melhor chá, qual a melhor alimentação é sempre recomendado. 

JP – Após uma refeição, é preciso esperar para poder se deitar?
Emerson –
Eu não recomendo se deitar e descansar após ser feita uma longa refeição. O que acontece? A pessoa acabou comendo, bebendo, foi e deitou. Ela corre o risco muito grande de ter uma congestão. Então, espera um pouco, senta, em torno de meia hora, quarenta minutos, se hidrata bastante e, assim, vai descansar logo em seguida para não ocorrer nenhum contratempo. E tantos as pessoas que estão precisando ou não, já [é hora] de começar a colocar a rotina em dia, começar a praticar sua atividade física, botar sua alimentação em dia, voltar a ter alimentação saudável, inserir alimentos saudáveis no seu dia a dia e a consequência vem e é nítido o resultado.