Veículos de Comunicação

Cidade

Ampliação de unidades vai possibilitar 1.200 vagas a mais neste ano na Reme

Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades visa reformar 36 escolas e centros de educação infantil até 2020

As aulas na Rede Municipal de Ensino (Reme) de Três Lagoas terão início no dia 11 de fevereiro, com 1.325 vagas a mais para estudantes, em comparação a 2018. A Reme encerrou o ano passado com 15.538 alunos matriculados e frequentando escolas e centros de educação infantil. Para este ano, a Secretaria Municipal de Educação abriu 16.863 vagas para atender a educação infantil 1 e 2, ensino fundamental e o Programa de Aceleração da Aprendizagem de Jovens e Adultos. 

Somente para a educação infantil e ensino fundamental serão abertas aproximadamente 1.200 vagas a mais neste ano. Destas, 609 para atender crianças de zero a três anos, 300 para crianças de quatro a cinco anos e 250 vagas para estudantes do 1º ao 5º ano.

De acordo com a responsável pelo Núcleo de Mídias e Tecnologias da Secretaria de Educação, Neuraci Vasconcelos Reginaldo, o aumento de vagas é resultado de ampliações de escolas e centros de educação infantil, executadas por meio do Programa de Reestruturação e Ampliação das Unidades Educacionais da Rede Municipal de Três Lagoas (Prorreme), que visa reformar 36 escolas e CEIS até 2020. Até agora, a metade das unidades já foi ampliada, segundo a pasta.

Neuraci Vasconcelos dise ainda que a maior oferta de vagas representa um total de 40 turmas a mais na Rede Municipal.

Apesar disso, ainda haverá demanda reprimida de aproximadamente 500 vagas para crianças de zero a três anos. Neuraci destaca que desde o início da administração do prefeito Ângelo Guerreiro (PSDB) houve redução de 1.512 para 1.005 vagas para atender crianças nos Centros de Educação Infantil.

MATRÍCULAS
Na segunda-feira, dia 7, começa outra etapa de pré-matrículas para novos alunos da Rede.  A efetivação das matrículas começa dia 10 de janeiro.
 
MAIS UNIDADE
Atualmente está em construção uma escola municipal e um centro de educação infantil, no bairro Novo Oeste. As obras foram orçadas em R$ 10 milhões e serão concluídas neste ano, segundo o setor de obras da prefeitura. O funcionamento das unidades está previsto para o ano que vem. O centro infantil deverá atender cerca de 300 crianças e a escola outros 750 alunos.